As 10 mais vistas esse ano no Instituto


Muita gente visita nossos sites para saber mais sobre o trabalho e sobre a natureza. Com isso podemos ver a classificação das postagens mais vistas do ano. Dentre as postagens mais acessadas, algumas são do ano anterior mas continuaram sendo lidas ao longo de 2020. Quando a gente considera por assunto, o Cerrado esteve em boa parte dos acessos, sendo a natureza o tema principal. As principais palavras-chave são: 

Caatinga, Cerrado, Tamanduá-bandeira, Agroecologia, Zoologia, Ecossistemas, Vida Silvestre, Natureza.

Em relação a leitura, em ordem crescente, temos a seguir as 10 mais lidas:  

10. Essa posição ficou com Mais Zoologia Médica
Traz informações para ajudar entender mais sobre Zoologia Médica, tema do encontro realizado em novembro. Esse é o estudo de animais vertebrados e invertebrados que possuem peçonhas, podendo de alguma maneira causar acidentes de interesse médico.

O bioma brasileiro na totalidade, está na lista com essa matéria especial que une poesia, cultura e conhecimento. Precisamos sempre valorizar a nossa identidade, o que passa por nossas regiões biológicas. 
  
Esse breve resumo traz informações sobre as formas vegetais do Cerrado, com imagens e conceitos. Uma leitura recomendada, sempre válida. Nessa postagem há a descrição das formações principais que agrupam a fitofisionomias mais conhecidas.

7. Nesse número está Você conhece o Bioma Cerrado?
Essa postagem foi produzida pelo Grupo Joe do Intercâmbio e traz com figuras e textos informações sobre o Cerrado. O texto fala sobre características principais do bioma, com dados importantes sobre a natureza dessa formação biológica.
6. Nessa colocação aparece Desmatamento no Cerrado 
A postagem produzida pelo Grupo Jua do Intercâmbio traz figuras, textos e informações sobre o tema no Cerrado. Mesmo diante da importância biológica, cultural, hídrica e portanto, econômica, o bioma vem perdendo grandes áreas, com elevadas taxas de desmatamento.

Essa matéria relembra a importância de ecossistemas. Foi originalmente publicada no ano passado, faz uma menção ao Avaliação Ecossistêmica do Milênio e aos serviços ecossistêmicos.

Nesse postagem foi retratada a questão do desmatamento, principais causas e problemas associados. É também uma postagem realizada em 2019, sendo o ano de 2020 com números que apontam para o aumento da perda de cobertura vegetal nativa.

Nosso mascote é bronze aqui, assim como o rótulo tamanduá no concurso nacional de cervejas artesanais, quando participou a Cerrado Beer. Nessa postagem foram relatadas 5 curiosidades sobre a espécie, como a sua bandeira. Ela é de 2019 e continua sendo lida.

Essa postagem valoriza práticas agroecológicas que estão em sintonia com a sustentabilidade, como o trabalho justo e os problemas do uso de agrotóxicos, e que atraiu interesse das pessoas em melhores práticas agrícolas.

A poucos meses de completar 2 anos de publicada essa postagem continua sendo lida. Ela traz um breve resumo, com lidas fotografias sobre o Cerrado, além das curiosidades descritas em seu título.



Uma observação: nessa classificação não foram consideradas as postagens sobre datas especiais, as dedicadas a eventos institucionais e da Natu

Colaboraram para as postagens Amanda Costa, Antônio Victor, Beatriz Paes, Débora Tomiatti, Giulianny Alves, Jakqueline Sousa, Julia Lourenço, Larissa Vitória, Luíza Morrone, Maíza Grazielle, Myllena Martins, Murillo Chagas, Nathália Araújo, Polônia Nunes, Rodrigo Viana. Saiba mais, faça a sua parte e busque harmonia com a natureza. 

 LEIA E APOIE!  Gostou de saber mais sobre natureza? Acompanhe nossas matérias e conteúdos. Apoie o Instituto, temos uma campanha apoia.se/institutojurumi!

Comentários

Leia também