Mais 5 curiosidades sobre o Cerrado

Nathália Araújo



Falar do Cerrado é falar de um bioma especial dotado de belezas especiais. Situa-se na região Central do Brasil, abrange 12 unidades da federação brasileira. Possui duas estações bem definidas, uma muito chuvosa e outra mais seca. Esse bioma é afetado principalmente por ocupação humana e perda de habitat, atualmente possui cerca de 8% da região protegida por lei, desse total, apenas 2,85% são unidades de conservação de proteção integral e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável. O Cerrado é bastante importante no quesito recursos hídricos, pois aqui nascem rios que vão formar importantes bacias hidrográficas. Apresenta cerca de 12 mil espécies de plantas nativas catalogadas, além de uma rica e ameaçada fauna.

Venha conhecer outras 5 importantes singularidades desse bioma de belas paisagens com árvores de tortuosos troncos e um marcante por-do-sol.

1. Possui 25 fitofisionomias 
Sim, a vegetação do Cerrado possui 11 fisionomias (formas) principais e são compostas por: Formações savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda); florestais (Mata de galeria, Mata Ciliar, Mata Seca e Cerradão); e campestres (Campo sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre). Vale ressaltar que a profundidade e a fertilidade do solo, bem como, os fatores edáficos podem influenciar nas formas fisionômicas. Com os subtipos dessas formações formam-se 25 fitofisionomias.


2. Abriga cerca de 90 mil espécies de insetos
Inclusive 23% dos cupins que ocorrem nos trópicos. Esses animais são consumidores primários e decompositores de matéria vegetal e participam da ciclagem de nutrientes do solo. Além disso, servem de alimento para outros animais como tatu-canastra (Priodontes maximus) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), que pode se alimentar de milhares de cupins e formigas por dia. 


3. Cerca de 80% do Carvão vegetal do Brasil vem do Cerrado
Nos últimos 30 anos o Cerrado vem sofrendo com a degradação pela fronteira agrícola e também pela exploração de seu material lenhoso para a produção de carvão vegetal, principalmente para siderúrgicas. O certo seria o uso de madeira de florestas plantadas ou reflorestadas. Sem reflorestamento e baixa fiscalização, além de reconhecimento de conservação do Cerrado, torna o bioma cada dia mais ameaçado e fragilizado. 


4. Relevante importância social
Muitas populações e etnias, que fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, utilizam os recursos naturais do Cerrado para sobrevivência. Além do consumo e comercialização de cerca de 15 frutos comestíveis, as pessoas detêm de um vasto conhecimento de mais de 200 espécies de plantas medicinais e mais de 400 espécies que podem ser utilizadas na recuperação de áreas e solos degradados.    

5. Abriga espécies típicas que são de grande interesse econômico
A canela-de-ema, o araticum, o pequi e o barbatimão são exemplos de espécies que possuem grande interesse e valor econômico e que são típicas do Cerrado. A exemplo o barbatimão, que possui propriedades medicinais como anti inflamatória, antisséptica e antibacteriana, bastante utilizado na medicina popular. Já o araticum, além de propriedades medicinais é uso bastante consumido por seu sabor não comum. O famoso pequi também é típico daqui e é bastante apreciado por nordestinos, goianos e mineiros. E a canela-de-ema com sua beleza única, é responsável por alimentar diversas espécies de abelhas silvestres.


As curiosidades aqui apresentadas nos mostram não só a importância, mas a grande necessidade de conservação que se faz urgente para que o Cerrado não desapareça.
 LEIA MAIS  Gostou da postagem? Saiba mais sobre nossa Biodiversidade aqui!

Comentários

Leia também