50 maneiras de ver a Terra


Mundialmente, na data de hoje é celebrado do Dia da Terra. Em 22 de abril de 1970, milhares de pessoas ocuparam ruas da cidade de Nova York, além de espaços em outros lugares nos Estados Unidos. As pessoas manifestavam contra a poluição e questões ambientais daquela época. Ao todo milhões de pessoas naquele país saíram às ruas para reivindicar melhores cuidados com o planeta. Esses acontecimentos deram origem ao Earth Day ou Dia da Terra. Em 2020 chegamos a 50ª edição dessa data importante e, por isso, selecionamos 50 maneiras de ver a nossa Terra:

1 Veja nosso vídeo sobre o Cerrado no Youtube ( youtu.be/3lUH9GxlMoY ) com imagens realizadas em uma de nossas áreas de estudo.

2 A Conservação Internacional produziu uma série de vídeos sobre a natureza. Um deles fala sobre a Mãe Natureza, narrado na versão em inglês pela atriz Julia Roberts youtu.be/WmVLcj-XKnM e na versão em português pela cantora Maria Bethânia youtu.be/Uq6brcVVh6Y

3 Conheça a incrível galeria de Joel Sartore www.joelsartore.com, um premiado fotografo, palestrante, autor e conservacionista. Um trabalho incrível sobre espécies na Terra!

Visite o Instituto Arara Azul www.institutoararaazul.org.br que dentre outros projetos estuda a biologia e as relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara azul em seu ambiente natural.

Visite a NASA earthobservatory.nasa.gov e explore mais informações sobre a nossa Terra vista do espaço!

Acesse o programa Google Earth www.google.com.br/intl/pt-br/earth e descubra os espaços da Terra!

Visite o Fauna Brasil UFF faunabrasil-uff.wixsite.com/faunabrasil-uff um projeto de extensão com objetivo de oferecer à população brasileira e à comunidade acadêmica material audiovisual com temas relevantes à biodiversidade nacional e à importância da fauna nativa e da conservação ambiental.

Acesse nossa postagem sobre 5 curiosidades sobre tamanduá-bandeira

Conheça o Cerratinga www.cerratinga.org.br uma iniciativa para divulgar e sensibilizar a população a respeito do grande potencial de uso dos recursos da biodiversidade do Cerrado e da Caatinga, com informações sobre espécies, produtos, produtores, além de receitas e dentre outros.
10 Assista ao vídeo ‘Tamanduá-bandeira e seus filhotes - Projeto Bandeiras e Rodovias’ youtu.be/Na0wXtpqFQo

11 Conheça o discreto Vale das Pedras no Cerrado de Brasília

12 Visite o Instituto Baleia Jubarte www.baleiajubarte.org.br e saiba mais sobre baleias e a biodiversidade nos oceanos

13 Conheça os trabalhos realizados pelo Laboratório de Ecologia Comportamental e de Interações – LECI http://www.leci.ib.ufu.br/leci/?p=trabalhos

14 Conheça o site Natureza Brasileira www.naturezabrasileira.com.br com fotografias sobre natureza, turismo, cidades, biomas brasileiros, dentre outros.

15 Reveja sobre como mudanças climáticas podem afetar a vida na Caatinga

16 Leia o relato sobre um registro incrível do comportamento do tamanduá-bandeira na Serra da Canastra em Minas Gerais

17 No mês de celebração da Caatinga saiba mais o bioma através da Associação Caatinga www.acaatinga.org.br/sobre-a-caatinga

18 No Dia da Terra leia matéria especial sobre ‘O esforço heroico para salvar a maior águia do mundo na Amazônia’ na National Geographic Brasil

19 Conheça o Crônicas Lepidopterológicas do Labor www2.ib.unicamp.br/labor/site/?page_id=1498 e leia crônicas sobre o dia a dia do trabalho científico com borboletas e mariposas.

20 Visite o Herbário Virtual Reflora www.floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/herbarioVirtual

21 Nesse vídeo temos imagens aéreas do buriti, planta símbolo do Cerrado youtu.be/lREtk07JkJ8

22 Saiba mais sobre o Pró-tapir protapir.wordpress.com que atua pelo monitoramento e Proteção dos Ungulados da Mata Atlântica, em especial as antas.

23 Saiba mais sobre herpetologia herpeto.org a ciência que estuda répteis e anfíbios.

24 Visite Frutos Atrativos do Cerrado www.frutosatrativosdocerrado.bio.br iniciativa que identifica e divulga espécies de frutos nativos do Cerrado, contribuindo para o conhecimento do bioma.

25 Assista ao ‘AMAZÔNIA - Viagem pela Floresta Amazônica, Brasil’ – youtu.be/Qo2oU_6bYaU

26 Veja o Atlas do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira www.sibbr.gov.br

27 Visite o Projeto Coral Vivo coralvivo.org.br e saiba mais sobre os corais brasileiros

28 Conheça a base de dados sobre Terras Indígenas no Brasil terrasindigenas.org.br

29 Entre no Wikiaves – observação de aves e ciência cidadã para todos www.wikiaves.com.br

30 Faça uma visita ao Museu de História Natural de Londres www.nhm.ac.uk e tenha acesso a várias ferramentas sobre o mundo natural.
31 Visite o Instituto Tamanduá www.tamandua.org importante organização que atua pela conservação da natureza, especialmente tamanduás, preguiças e tatus

32 Reveja porque é tão importante proteger nossos ecossistemas

33 Assista ao ‘MUNDO FTB Epílogo legendado’ no Canal do Instituto Arara Azul youtu.be/1MSMf1BY0c0

34 Visite a Fundação Mamíferos Aquáticos https://www.mamiferosaquaticos.org.br que atua para conservar o meio ambiente em todos os seus aspectos tendo como foco primordial os mamíferos aquáticos e seus habitats.

35 Veja fotografias de mamíferos silvestres no eMammal um sistema de gerenciamento de dados e arquivo de projetos de pesquisa https://emammal.si.edu/favorite-photos

36 Visite o CEPF www.cepf.net o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos – iniciativa para ajudar a sociedade civil proteger pontos críticos da biodiversidade do mundo - ecossistemas biologicamente ricos que são essenciais para a humanidade, mas altamente ameaçados.

37 Conheça mais as Unidades de Conservação no Brasil – uc.socioambiental.org e saiba mais sobre a natureza brasileira

38 Assista ao vídeo ‘Número de Baleias-jubarte aumentam no Brasil’ youtu.be/5NFs5yyYwSk

39 Visite o iNatturalist www.inaturalist.org/places/brazil – cada uma das observações no iNat contribuem para a conservação da biodiversidade, desde a mais rara borboleta até a erva daninha mais comum.

40 Leia o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais boletimcn.museu-goeldi.br/bcnaturais
41 Leia a matéria ’Se não agirmos rápido, o tamanduá-bandeira corre o risco de ser extinto’ na National Geographic Brasil

42 Leia sobre 5 curiosidades sobre o bioma Cerrado

43 Assista ao vídeo ‘Mãe e Filhote de Tatu-Canastra’ youtu.be/3ZChfPn4zYs

44 Conheça o ‘The Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC’ – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ipcc.ch e acompanhe informações sobre o clima da Terra.

45 Visite Plataforma de Conhecimento do Cerrado cepf.lapig.iesa.ufg.br plataforma unificada e organizada do conhecimento acumulado sobre o bioma Cerrado, com informações confiáveis na forma de mapas, gráficos e textos, além de ferramentas de monitoramento e análise on-line para as áreas-chave de biodiversidade neste bioma.

46 Assista ao vídeo ‘Vida nos Recifes’ do Projeto Coral Vivo – youtu.be/YJwESgeDBis

47 Faça uma visita ao Onçafari – oncafari.org uma iniciativa criada para promover a conservação do meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserida por meio do ecoturismo e de estudos científicos.

48 Visite a Lista Vermelha Mundial de Espécies Ameaçadas www.iucnredlist.org

49 Assista a essa aula sobre insetos – youtu.be/bhOP5vZnTmk

50 Acesse o site do Dia da Terra https://www.earthday.org/ e conheça mais atividades ao redor da Terra nesse dia!

Comentários

Leia também