São verdades



Rodrigo

Abrimos os meses de abril com menção à mentira e esse ano foram mencionados desmatamento zero, saída de tamanduás das listas vermelhas e quantidade de projetos ambientais. Em tempos de fake news, trazemos aqui algumas verdades.

Desmatamento zero em todos os biomas brasileiros: Longe disso, temos desmatamento em todos os biomas brasileiros, nas últimas décadas até os dias de hoje. Biomas como o Cerrado e Caatinga já perderam o equivalente a metade da área que cada um antes ocupava. O desmatamento na Amazônia também tem números altos. Todos os biomas brasileiros têm desmatamento, sendo essa uma verdade. 

Tamanduás saem das listas vermelhas de extinção: ao contrário, os tamanduás ( aqui está sendo considerada a espécie tamanduá-bandeira) seguem nas listas vermelhas de ameaça de extinção, infelizmente. Talvez em categorias diferentes (vulnerável é a mais comum), a depender da região da lista, esses animais têm nome presente, mesmo com as iniciativas que existem e que colaboraram para a situação melhor. Mesmo que eles tenham um respiro ou melhora, as populações de tamanduás precisam de atenção continuada.

Projetos ambientais em todos os lugares e em plena atividade: uma frase perfeita para um mundo com tanta demanda. Mas ela não é real. Na verdade existem muitos locais que não tem projetos. Quando existem projetos, o mais comum é que eles precisam priorizar as atividades em razão de limitações no orçamento, nas equipes ou de infraestrutura - ou tudo isso junto. Assim, projetos entregam o que é possível, fazem diferença, mas pode ser melhor, com fortalecimento das organizações e das pessoas. Se com limitações já temos muito caminho andado, imagina então quando as atividades estão em plena realização. Já avançamos muito e há muito a fazer. 

Não compartilhe mentiras e colabore para boas notícias.

 LEIA MAIS  Gostou dessa postagem? Leia também sobre a vida silvestre e as semelhanças entre ursos e tamanduá-bandeira.

Comentários