O mundo dos cupins

Nathália Araújo


No Brasil são chamados de cupins, em Portugal são conhecidos como térmitas, em Moçambique podem ser chamados de Muchém e na Angola de salalé ou formiga branca. Seu nome vem do Tupi: kupi'i, os roedores de madeira. Os cupins são insetos que possuem alto grau de organização social, por isso, denominados de eussociais, assim como as abelhas, formigas e vespas. 

Pertencentes à Ordem Isoptera, há descritas em todo o mundo cerca de 2.900 espécies, separadas em sete famílias. Cerca de 300 ocorrem no Brasil. Eles gostam de ambientes terrestres tropicais e subtropicais, são abundantes e assim como outros animais e plantas, possuem um papel importante na integridade dos ecossistemas. São consumidores primários e decompositores de matéria vegetal e participam da ciclagem de nutrientes do solo. Além disso, servem de alimento para outros animais como o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), por exemplo. 



Você sabia que um tamanduá-bandeira pode comer milhares de cupins cupins por dia?
 


Apesar de serem famosos por roer madeira, os cupins não são capazes de digerir celulose, para isso, eles contam com a ajuda de algumas bactérias, protozoários e fungos que estão no seu intestino. Os cupins são dotados de antenas moniliformes, aparelho bucal mastigador, dois pares de asas que caem após a revoada e um abdome volumoso e séssil com 10 segmentos.

A época de reprodução dos cupins começa na primavera, é no período quente e chuvoso que os reprodutores saem em revoada. As conhecidas como siriris e aleluias caem no solo, perdem suas asas e quando encontram seu par, procuram onde formar seu ninho. O casal formado pelo rei e rainha escavam uma "câmara nupcial" para acasalar. Após a oviposição dos primeiros ovos, o desenvolvimento pode durar entre 24 a 90 dias, isso vai variar entre as espécies. Ao eclodir, dão origem a três castas diferentes. A casta estéril atinge operários e soldados; os primeiros são encarregados pela escavação de túneis e busca de alimento, o segundo pela defesa. Esses, possuem mandíbula e patas bastante fortes. Já a casta fértil é composta pelo rei e rainha, responsáveis pelas atividades reprodutivas. 

O ninho da colônia se chama cupinzeiro e são verdadeiras obras arquitetônicas. Cada espécie possui um 'projeto de cupinzeiro próprio'. Podem ser arbóreos ou subterrâneos que podem desapontar acima do solo e formar montes. 



Além disso, os cupins contribuem para o processo natural de reciclagem.
A rainha é capaz de produzir 30 mil ovos em um único dia.
Quando bem alimentada, uma rainha pode chegar a 50 anos de idade.

 LEIA MAIS  Gostou de saber sobre os cupins? Saiba também as curiosidades sobre o tamanduá-bandeira e também sobre capivaras.

Comentários

Leia também