Conservathon - Maratona pela conservação!


Mais um Hackathon desenvolvido para lidar com questões pela Conservação da Natureza. Nessa oportunidade foi o Conservathon que na edição teve os temas: Implementação de Unidades de Conservação - Áreas naturais protegidas as business > Soluções que possam ser implementadas em unidades de conservação que facilitem a fiscalização, o monitoramento de fauna e o turismo, e que possam inspirar novos negócios/serviços; Cadeias produtivas da sociobiodiversidade - Potenciais da natureza > Alternativas para alavancar as cadeias produtivas da sociobiodiversidade, que sejam escaláveis e de alto valor agregado; Mobilidade Terrestre e Marítima - Vai como? Terra ou mar? > Soluções para o transporte terrestre e marítimo que sejam sustentáveis e eficientes. 

O CONSERVATHON é uma realização da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em conjunto com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico Tecnológico do Paraná. Seu objetivo é encontrar soluções para proteger habitats e espécies, além de promover o desenvolvimento da região da Grande Reserva Mata Atlântica.


A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais exuberantes do planeta, foi reduzida a menos de 13% de seu tamanho original. Contudo, ainda há um último grande remanescente em bom estado de conservação: 1.8 milhão de hectares de floresta tropical contínua com uma enorme e diversa vida silvestre, montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias do oceano Atlântico. A Grande Reserva Mata Atlântica abriga cidades coloniais do Brasil, além de comunidades indígenas e históricas, todas a uma curta distância de dois dos maiores centros urbanos do país, São Paulo e Curitiba. A combinação de riquezas culturais e de natureza com áreas densamente povoadas oferece a rara oportunidade de conservar e usufruir desta paisagem única. Ao tornar a sua abundância de áreas protegidas na base de uma nova economia, irá beneficiar algumas das comunidades menos favorecidas do sul do Brasil. Para saber mais visite http://grandereservamataatlantica.com.br

Mentorias e Conservação da Natureza
Um time de mentores e mentoras com formações e trajetórias muito diversificadas colaboraram para o desenvolvimento do evento. Na oportunidade Rodrigo Viana, Diretor Executivo do Instituto, representou a Organização como mentor para as equipes participantes da maratona. 'Foi muito bom observar o interesse das pessoas, hackathoners para o sucesso da edição e contribuir com projetos em potencial para conservação da natureza, que consideraram muito pontos importante no processo de criação. Foi uma experiência muito legal!'.

Outubro Rosa: Conserve!

As mentorias são atividades muito agregadoras, tanto para quem orienta, compartilha os conhecimentos reunidos ao longo do tempo, como para quem tem abertura para ouvir relatos e encaminhamentos. Assim são atividades que podem reunir a sabedoria do tempo e a vivencia com a novidade de quem tem menos experiência mas traz interesse e compromisso, num encontro renovador. As mentorias para conservação da natureza são ainda mais interessantes por permitir a sua aplicação e união de conhecimentos para uma finalidade coletiva, de um bem para todas as pessoas e seres vivos. 

A importância do evento
Além do poder de transformação de pessoas e práticas pela natureza já mencionado, um evento como o Conservathon permite a renovação dos formatos de atividades coletivas para a conservação da natureza. Ao serem considerados os desafios frente ao ambiente, ecossistemas em risco e espécies ameaçadas, o ato de proporcionar espaços inovadores é de grande importância e permite a geração de oportunidades para caminhos alternativos diante das ameaças crescentes a vida silvestre e o meio. 

Além disso, os produtos desenvolvidos podem contribuir para questões em primeiro momento locais e mais pontuais, mas com capacidade para ganhar escala e aplicação em outros cenários. Por já serem desenvolvidas de forma disruptiva os projetos tem a maior mobilidade em situações de constantes mudanças, também colaboram para formação de pessoas mais atentas a temas mais complexos e em constante mudança. As atividades do evento continuam mas a maratona acabou em 15/10, sendo a partir de então a avaliação dos projetos para classificação e premiação que segue até 25/11. Nosso presente é o futuro. Conserva!  

 LEIA MAIS  Gostou de saber mais sobre Hackathon? Saiba também sobre a Grande Reserva Mata Atlântica e também sobre eventos sobre natureza. 

Comentários

Leia também