O que é um Hackathon?

Rodrigo Viana

O Instituto Jurumi vai organizar seu primeiro Hackathon em 2020. Mas o que é isso?
Hackathon é um tipo de evento que reúne programadores e pessoas de outras áreas do conhecimento ligados para o desenvolvimento de um produto, de forma intensiva e que tem por objetivo criar soluções específicas para problemas reais. Assim, o evento é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de plataformas, aplicativos ou outros formatos. Essa palavra vem da mistura de duas outras palavras inglesas: ‘hack’ que significa programar com excelência e ‘marathon’ de maratona.

Dessa forma, o Hackathon Instituto Jurumi é um espaço destinado ao encontro de interessados em criar e apresentar soluções para problemas atuais que afetam a natureza ou o entendimento dela. Nessa maratona os participantes podem identificar situações limitantes e trazer produtos que auxiliem nas atividades de conservação da natureza, para organizações como o Instituto, por exemplo. É um momento para estabelecer contatos, trocar ideias, fazer testes, experimentar outros formatos, descobrir atualizações de tendências na área de tecnologia e, neste caso, da natureza. Para isso, o tema geral desse projeto é Conservação da Natureza e, portanto, uma oportunidade de criar produtos que podem ajudar a interpretar melhor ambientes e os seres vivos, a fim de reunir informações para colaborar para práticas mais sustentáveis.


Já o tema do Hackathon Instituto Jurumi em 2020 é ‘Natureza e Cidades Inteligentes’ está ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, principalmente ao Objetivo 11 da Agenda 2030 que indica ‘Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis’ e ao Objetivo 15 ‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’.

O porquê de um Hackathon
A conservação da natureza é um grande desafio para a sociedade moderna, quando consideradas as transformações ambientais e o processos que degradam os espaços naturais, que por sua vez, fornecem recursos necessários para o desenvolvimento econômico e que atuam em ciclos biogeoquímicos fundamentais a existência da vida na Terra. Dentro dessa realidade, a busca por soluções, de forma rápida e com tecnologias atuais, é cada vez mais necessária para diminuir efeitos destrutivos, proporcionar melhor entendimento de fenômenos naturais e da biodiversidade existente. Dessa forma, este projeto pretende reunir pessoas que tem conhecimento em programação, negócios, marketing, design, biologia, arquitetura e urbanismo, estabelecendo as colaborações mais positivas possíveis e criações espontâneas para auxiliar na conservação do ambiente.

Como será
O Hackathon é destinado a estudantes, profissionais e demais pessoas interessadas, que precisam fazer a aplicação mediante o envio de sua trajetória ressaltando suas experiências, e caso tenha aprovação, poderão integrar um dos times da edição. A seletiva de participantes e a formação de times acontecem sob supervisão da organização do evento. Com o time formado, participantes vão ter de planejar as atividades das próximas horas, para atuar em cima de um problema real, a fim de apresentar uma solução no formato de ferramenta, plataforma ou aplicativo, por exemplo. Ao final da maratona, os produtos serão apresentados em pitches (apresentação que contém características gerais do projeto, em slides simples e muito sintéticos, com linha lógica clara que desperte o interesse do possível para investidores e fundos de investimento). O evento é totalmente gratuito.

Participe
Para participar leia o Regulamento e faça aplicação através do formulário.
Hackathon Instituto Jurumi  25/01/20 a 26/01/20.
Acesse a página do evento

Até logo_

Comentários

Leia também