A importância do Enriquecimento Ambiental


Nathália Araújo

Enriquecimento ambiental, é um processo delicado que envolve um conjunto de técnicas utilizadas para animais silvestres em condição de cativeiro. 

Para os animais, estar num ambiente restrito sob a supervisão de pessoas é estressante. Além do que, esses animais precisam de mínimo contato com humanos, principalmente, se estiverem em estado de reabilitação para voltar à natureza. Com o estresse adquirido, há queda na imunidade afetando a saúde do animal e o acometendo com diversas doenças infecciosas, parasitárias e até óbito. Por esse motivo, o enriquecimento do recinto é fundamental para tornar o ambiente mais próximo do real e ajudar o animal a se sentir “em casa”.

No entanto, a atividade não deixa de ser um desafio para os profissionais envolvidos, devido à variedade de espécies de aves, anfíbios, répteis, mamíferos e também de peixes. As técnicas têm como principal objetivo, estimular e também possibilitar aos animais a promoção de uma melhor condição para que possam expressar seu comportamento inato, como se estivessem em seu habitat natural. Beneficiando-os com bem-estar e saúde animal.

Em meio a tantos comportamentos, um dos mais importantes a serem cultivados em ambientes artificiais é o de forragear. O forrageio consiste na procura de recursos alimentares. Então, a atenção sobre a dieta nutricional balanceada é de bastante importância, assim como usar técnicas para aumentar o grau de complexidade para a obtenção desse alimento. Isso auxilia no desenvolvimento e manutenção do estado físico e cognitivo do animal, fazendo com que ele exerça a caça ao alimento, mesmo fora da natureza.     

A caça alimentar pode e deve ser estimulada. Uma das estimulações é usar a capacidade sensorial utilizada pelos répteis, motora e olfativa para os mamíferos, visão e audição nas aves. E assim seguir, conforme os sentidos aguçados de cada espécie/grupo animal.
 
É bastante importante, ter atenção na utilização de recursos para os enriquecimentos, priorizando sempre a segurança dos animais, evitando acidentes e sempre respeitando quanto a quantidade de animais, hierarquia, idade, condição física ou porventura, algum quadro clínico. Embora, muitas técnicas já foram testadas cientificamente, é preciso estudar cada animal, recinto e cada situação para que não comprometa a saúde e o bem-estar do animal.

 LEIA MAIS  Gostou de ler mais sobre Enriquecimento Ambiental? Leia também as principais características entre tamanduás-bandeira e tamanduás-mirim.

   Apoie   

Comentários

Leia também