Tamanduá-bandeira ou tamanduá-mirim?

Rodrigo 

Tamanduás são espécies icônicas da fauna neotropical, especialmente na fauna brasileira. Aqui destacam-se duas espécies: tamanduá-bandeira e tamanduá-mirim. 

Diante das semelhanças que elas têm, aparecem também as diferenças, principalmente no tamanho do animal e na cor da pelagem. Enquanto tamanduás-bandeira têm um tamanho maior e tons mais escuros com faixas mais claras, tamanduás-mirim são menores e têm tons amarelados com partes mais escuras. Há mais diferenças no comportamento e nos hábitos. Bandeiras são considerados terrícolas, estão mais no nível do solo, e mirins são arborícolas, mais frequentemente vistos em árvores e nas copas. 

Mesmo com tantas informações disponíveis sobre esses animais, de fácil acesso para leitura, há pessoas que ainda os confundem. É comum haver uma identificação popular dessas espécies com alguns erros, como tamanduás-mirim serem confundidos com tamanduás-bandeira, ou acreditar que tamanduá-mirim é filhote de tamanduá-bandeira. Então a educação segue com importante função. 

A seguir tem alguns pontos importantes sobre esses dois grupos de tamanduás:  

Curiosidades
1. Tamanduás-mirim não são filhotes de tamanduá-bandeira.
2. Esses tamanduás são de gêneros taxonômicos diferentes – tamanduás-mirim é Tamandua e tamanduá-bandeira é Myrmecophaga.
3. É comum as duas espécies viverem numa mesma região.
4. Tamanduás têm uma dieta baseada em insetos.
5. As espécies têm garras afiadas apropriadas a alimentação e defesa.

Comparativos
- Tamanduá-bandeira é terrícola, grande, tem tons marrons e cauda com pelos longos.
- Tamanduá-mirim é arborícola, médio, tem tons laranjas e cauda com pelos curtos.

Apenas arborícola ou terrícola?
As espécies são consideradas pelo hábito, mas tanto tamanduá-bandeira tem capacidade de subir troncos como o tamanduá-mirim pode ser visto andando pela terra. Inclusive, é bem comum encontrar tamanduá-mirim andando. Já ver tamanduá-bandeira sobre arbusto ou árvore é algo mais raro. 

 LEIA MAIS  Gostou de ler sobre tamanduás? Saiba também as principais curiosidades sobre o Cerrado e também do Tamanduá-bandeira   Apoie   

Comentários

Leia também