3 cuidados para plantar uma nova árvore

Rodrigo

Plantar uma muda, que pode vir a se tornar uma nova árvore, é uma atividade muito gratificante e de longo prazo. Isso porque você poderá acompanhar o desenvolvimento dela, no futuro interagir e desfrutar de sombras, belezas e até frutos. 

A seguir 3 cuidados para você ter o plantio da sua árvore de uma melhor forma. 

Conheça a planta
Dê preferência às plantas nativas. Consulte guias, cartilhas ou sites especializados. Cada espécie tem preferências. Algumas se dão bem em ambientes mais abertos e ensolarados, já outras precisam de mais sombra nos primeiros anos de vida. Algumas vão precisar de mais água nesse início, outras podem crescer apenas com a água presente no solo ou de acordo com o ciclo natural das chuvas. Com esses e outros detalhes, haverá mais chance de sua muda vingar.  
 
Planeje o local
A escolha do local é importante. Para isso, ver possibilidades de livre crescimento da nova árvore, a qualidade do local, se já tem outras plantas etc. Isso permitirá que ela consiga crescer sem cortes pela presença de fios de energia, bem como interação com outras plantas que podem ajudar em nutrientes e na qualidade da saúde do solo. Uma diversidade de plantas permite um fluxo de nutrientes no local, mesmo que a planta não se adapte ela terá contribuído para a troca de nutrientes.    

Mantenha os primeiros cuidados 
Mesmo que a planta que escolheu não precise de tanta atenção, é interessante acompanhar nos primeiros meses ou anos. Assim você conseguirá perceber se a nova árvore está reagindo bem ao local, se precisa de um pouco mais de água ou algum outro cuidado para incentivar o crescimento dela.   

Se a sua muda é para um local coletivo, veja também que tipo de autorização é necessária para locais públicos, como praças, parques e unidades de conservação. Para isso, consulte a gestão de cada local que receberá a nova árvore.
 LEIA MAIS  Gostou de ver cuidados para ter uma nova árvore? Saiba também como as árvores e toda a vegetação mudam nas estações da Caatinga.

Comentários

Leia também