Estação Caatinga


Uma floresta branca se forma em tempos mais secos, porque os galhos com menos água ficam quase sem folhas, o que ajuda na economia de água para as plantas. Então essas plantas ganham tons acinzentados, alguns muito próximos do branco.
Por isso o aspecto de uma formação vegetal branca durante a estação seca. Em termos de origem tupi, mata ou floresta branca (ka’a = mata + tinga = branca) é o mesmo que Caatinga. Ela é considerada uma das Florestas Tropicais Sazonalmente Secas (FTSS) de maior biodiversidade. Na estação chuvosa, que pode demorar para acontecer, as plantas rebrotam e a paisagem se torna esverdeada. Esse bioma tem uma incrível capacidade de transformação. Nessa edição especial da Natu, temos uma coleção de registros que permitem ver a paisagem na estação de estiagem e na estação de chuvas, entre 2021 (estação seca) e 2022 (estação chuvosa), no Sertão do Pajeú em Pernambuco.
 

 


 
 









Mais conhecimento da Caatinga!
Conheça mais sobre o bioma e apoie importantes inciativas:
Associação Caatinga https://www.acaatinga.org.br/
Programa Amigos da Onça https://amigosdaonca.org.br/
Conserve a Natureza.

Nota: O acervo utilizado na edição pode apresentar pequenas divergências no ângulo fotográfico, na posição solar, nas alterações naturais, mas que não comprometem a observação de cada estação do bioma e da natureza. 

Natu Estação Caatinga • 28/04/2022 • Redação • Direção: Nathália Araújo; Conteúdo e Edição: Rodrigo Viana; Fotografias: Acervo Instituto Jurumi. A presente Edição Especial é associada à Natu do Instituto Jurumi.

Comentários

Leia também