4ª Mostra Cultural e Ambiental da Cidade Ocidental


Por Nathalia, Tairine e Rodrigo

A quarta edição da Mostra Cultural e Ambiental da Cidade Ocidental aconteceu em 30 de junho e teve como tema “Conectados pelo verde - Tecnologia Ambiental e Sustentabilidade”', na Orla do Lago Jacob, Cidade Ocidental - GO.

O evento tem como objetivo valorizar e destacar a importância do meio ambiente e fomentar a educação ambiental nas escolas, despertando na sociedade ações sustentáveis e de conservação dos recursos naturais. Através de atividades educativas e recreativas, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação se unem buscando sensibilizar o público sobre a importância da proteção da natureza e da sustentabilidade. Além disso, o evento também conta com diversos serviços de interesse social, apresentações culturais, jogos e brincadeiras.


A Mostra tem como público alvo: População geral, escolas de ensino fundamental e de ensino médio. O Instituto Jurumi participou da Mostra a partir da terceira edição, que teve como tema “Sustentabilidade Ambiental nas Políticas Públicas”, o que levou os alunos a pensarem soluções criativas e sustentáveis para o problema global de mobilidade nas grandes cidades. Estudantes do ensino fundamental apresentaram seus projetos nos estandes da Mostra aos professores, aos secretários e ao próprio prefeito. Além dos projetos, alguns deles inovadores, os alunos participaram de uma gincana de coleta de lixo eletrônico. Com o apoio da ONG Meta Reciclagem, estudantes disputaram entre escolas o prêmio para aquela com maior quantidade de materiais eletrônicos coletados. O evento contou também com a parceria da empresa ENEL, do IBAMA, da Eco Cerrados, UNB, UNIDESC, Viveiro Semear, EMATER, IBAMA, CETAS, Zoológico de Brasília, Andorinhas do Cerrado, Fundação Mais Cerrado e Bombeiro de Goiás. A Mostra já foi realizada no município desde 2017, 2018 e 2019, retorna em 2022.

Esse ano o Instituto disponibilizou a crianças e jovens material para colorir, além da possibilidade de medir rastros de tamanhos diferentes, em simulação aos que são encontrados na natureza, além de fazer desenhos nesse tema. Visitantes da feira também puderam interagir com representantes da equipe do Instituto e ter mais informações sobre natureza e tamanduás. Essa foi a primeira participação do Instituto em evento aberto ao público desde 2020. Agradecemos pela oportunidade de participar novamente da Mostra!

Comentários

Leia também