Dia do Tamanduá



Datado para envolver pessoas em prol das espécies de tamanduás, o Dia do Tamanduá acontece no mês de novembro, mais precisamente em 19/11. Em mais um ano aconteceram muitas ações, mensagens, artes, textos e interações sobre essas espécies de animais tão interessantes que ocorrem no mundo. Seja pelos hábitos alimentares, comportamentos ou pela aparência no mínimo exótica, esses animais são realmente especiais, seja do ponto de vista zoológico ou ecológico. E assim muitas pessoas participaram da data em 2021.

Diante da importância no envolvimento humano para os tamanduás, continua atual a situação de perigo que esses animais enfrentam para sobreviver, muitas vezes mencionados em listas vermelhas de ameaça ou com desconhecimento sobre questões básicas. Isso vem de atividades humanas, pois cada vez mais temos incêndios recorrentes, perdas de cobertura vegetal nativa e aumento de trânsito, sem planejamento ou manutenção adequada das estradas. Ou seja, esses animais ainda perdem a morada que têm, tem sua alimentação queimada ou perdem a vida em incêndios e atropelamentos. Por isso, essa data simbólica é importante a fim de lembrar, refletir, agir, para então melhorar a nossa convivência.

Especialmente em 2021 foi relembrada a campanha trazida pelo grupo da IUCN que trata de tamanduás, preguiças e tatus (IUCN SSC Anteater, Sloth and Armadillo Specialist Group) sobre tamanduás não serem pets ou animais de estimação. Esses animais têm características biológicas como escalar, exalar cheiros fortes e necessidades alimentares de difícil conciliação em casas. Por outro lado, essas e outras características são importantes para o meio onde os tamanduás vivem. Por isso a gente deve gostar deles na natureza, observá-los em vida livre e ter fotos deles no ambiente. Uma boa oportunidade é apoiar projetos que atuam para conhecimento de tamanduás, assim você estará próximo a eles e ajudará nas medidas e ações para melhor sobrevivência deles e das pessoas. 
O Dia do Tamanduá é para todas as pessoas. 

 LEIA MAIS  Gostou de se atualizar sobre o Dia do Tamanduá? Saiba mais sobre as outras edições do Tamandua Day e também do Tamanduá-bandeira

Comentários

Leia também