As borboletas - Marca da Larissa no Intercâmbio

Larissa Vitória

As borboletas são insetos pertencentes à ordem Lepidoptera. São animais com diferentes tamanhos e cores, distribuídas em todo o mundo, exceto na Antártica. No Brasil e especialmente no Cerrado cerca de 20.000 e 1.000 espécies já foram descritas, respectivamente.

Conheça o perfil dedicado às lepidópteras, criado por Larissa Vitória durante o Intercâmbio no Instituto.  

Elas estão mais próximas evolutivamente das mariposas e teriam surgido por volta de 120 milhões e 100 milhões de anos atrás. Porém, uma das problemáticas encontradas pelos pesquisadores é a dificuldade de conseguir fósseis em condições adequadas de modo que possam ajudar a esclarecer a história evolutiva desse grupo. Uma das justificativas apontadas para a escassez de fósseis é o fato de que eles se formam em condições específicas. Por exemplo, a borboleta tem de ser presa na resina de uma árvore ou morrer em um solo lamacento e ser logo recoberta por sedimentos, que, solidificados, irão preservar seu corpo ou a impressão dele.
São animais com metamorfose completa (ovo – larva (lagarta) – pulpa (crisálida) - adulto) que na fase adulta podem viver de uma semana a quase um ano, dependendo da espécie. Muitas têm estágios de vida larval longos, enquanto outras podem permanecer dormentes nos estágios de pupa ou ovo e, assim, sobreviver ao inverno. Contudo, as borboletas têm um papel ecológico muito importante, pois são indicadores da qualidade do ambiente e polinizadores. Elas costumam ser polimórficas e muitas espécies usam camuflagem , mimetismo e aposematismo para fugir de seus predadores. Esses animais voam com auxílio de uma “bússola solar compensada pelo tempo”. Eles podem ver a luz polarizada e, portanto, se orientar mesmo em condições nubladas. 

Leia mais sobre as borboletas:

A origem das borboletas

Lepidoptera - Borboletas e mariposas

Conheça o perfil dedicado às lepidópteras, criado por Larissa Vitória durante o Intercâmbio no Instituto.   

 LEIA MAIS  Gostou de saber Insetos Lepidópteros? Saiba também as principais curiosidades sobre as Abelhas. 

Comentários

Leia também