5 curiosidades que você deveria saber sobre o Cerrado

Amanda Costa

O Cerrado é um dos seis biomas brasileiros, se concentra principalmente no Planalto Central, e está presente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

É assim conhecido no nosso país, mas em outros lugares do mundo ocorre com o nome de savanas, as quais se caracterizam por uma vegetação com árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas. O clima é predominantemente quente com um período chuvoso e outro seco.

O Cerrado apresenta algumas particularidades em relação as outras savanas devido a  aspectos climáticos, geográficos e culturais especiais. Também sofre com uma intensa exploração antrópica em sua região, o que afeta sua conservação.


Todos esses fatores fazem do Cerrado uma região com algumas singularidades importantes a se conhecer.

1. É o segundo maior bioma brasileiro
Perdendo apenas para a Amazônia, o Cerrado ocupa uma área de mais de 2 milhões de km2, correspondendo a cerca de 25% do território nacional. Não só é o segundo maior conjunto ecossistêmico do Brasil, como também de toda a América do Sul.

2. Considerado o "berço das águas"
No domínio do Cerrado nascem os rios que vão formar as principais bacias hidrográficas do país. São eles: Parnaíba, Paraguai, Paraná, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica. O Paraguai e Paraná se juntam ao rio Uruguai e formam a bacia do Prata, de grande importância econômica para o Brasil e os países fronteiriços. Em sua área se encontram também três grandes aquíferos: Guarani, Bambuí e Urucuia.



3. Savana mais rica em Biodiversidade
O Cerrado é considerado um hotspot mundial - área que abriga grande diversidade biológica e espécies endêmicas, ou seja, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.
Estima-se que possua mais de 6 mil espécies de árvores e 800 de aves. Aproximadamente 40% das espécies de vegetação lenhosa, e cerca de 50% das abelhas são espécies endêmicas. Sobre os insetos, fala-se de mais de 14 mil espécies, representando 47% da diversidade de insetos do Brasil.

4. Ameaça de extinção de espécies
Pesquisas afirmam que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorrem em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies da fauna presentes no Cerrado estão ameaçadas de extinção.
Depois da Mata Atlântica, o Cerrado foi o bioma brasileiro que mais recebeu exploração das atividades humanas. A expansão agrícola e pecuária é a grande responsável por essa ocupação, junto ao aproveitamento da lenha para produzir carvão.

5. O Cerrado é o dos biomas brasileiros com menos áreas protegidas
Apesar das características singulares de biodiversidade, o Cerrado, junto com a Caatinga, é a área menos protegida pelo poder público. Esse bioma apresenta 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação; desse total, 2,85% são unidades de conservação de proteção integral, nas quais são permitidos apenas usos indiretos; e 5,36% de unidades de conservação de uso sustentável, nas quais são compatibilizados o uso dos recursos naturais com a conservação da natureza.

Essas curiosidades mostram a grande riqueza do cerrado e também traz um alerta para a necessidade de mais ações para conservação do ambiente natural e de todos os serviços ecossistêmicos que ele oferece.

 Apoie  Você pode ajudar o Instituto? Apoie a campanha!

Comentários

Unknown disse…
Eu gostei bastante
Unknown disse…
Gostei muito. Só tive uma dúvida na ultima curiosidade, você quis dizer que o cerrado é um dos biomas menos protegidas ou o bioma menos protegido?
Instituto Jurumi disse…
Agradecemos o contato. Até logo!!
Instituto Jurumi disse…
Agradecemos pelo comentário. Infelizmente o Cerrado, assim como a Caatinga, não são considerados patrimônios nacionais pela Constituição de 88, o que fragiliza a destinação de atividades de conservação para esse biomas. Nos últimos anos houve avanços na criação e gestão de Unidades de Conservação para esses biomas, um dos melhores mecanismos para conservar a natureza. Contudo, a destruição foi maior. Os dois biomas já perderam mais da metade da cobertura natural que tinham. Por isso é tão importante proteger o que ainda temos e melhorar as práticas, além de recuperar áreas que podem ser destinadas à conservação e dessa forma auxiliar na qualidade do ar, na disponibilidade de água, nos ciclos naturais, entre outros serviços e recursos que apenas a natureza pode oferecer. Vamos cuidar!
Igor Gonçalves disse…
Amanda e Instituto Jurumi, amei o texto!
Importante demais referencia como essas apresentando a grande beleza (imensa biodiversidade única no mundo), a importância estratégica (berço das águas que abastecem as cidades, irrigam os campos e contribuem para hidroelétricas), mas também os grandes desafios como o enorme número de espécies em ameaça de extinção e a baixíssima área efetivamente protegida. Só um adendo ao texto, ouve um erro na unidade de medida na parte do tamanho do Cerrado. 1km² equivale a 100 hectares, o segundo maior bioma da América do Sul possui aproximadamente 2 milhões de quilômetros quadrados de área. Abraços.
Igor Gonçalves disse…
Simmmm, disse tudo Instituto Jurumi! O caminho para proteção e conservação do Cerrado e Caatinga é longo e desafiador, mas muita gente está se unindo e se encontrando *-*
E fica cada vez maior! Dentre as várias ações nos mais amplos espaços há o movimento da PEC504 a qual propõem justamente adicionar à CF88 e Cerrado e Caatinga como patrimônios nacionais, que de fato são.
Os movimentos ainda precisam de mais força, robustez e alcance, mas tá tendo.
Instituto Jurumi disse…
Sim Igor! Agradecemos a visita, o apoio e pelo contato. Volte sempre! Até logo!!
Unknown disse…
Gostei muito, me ajudou muito para meu trabalho de escola. Muito obrigado!!!
Instituto Jurumi disse…
Agradecemos o contato. Até logo!
Instituto Jurumi disse…
Agradecemos o seu contato Igor. Apenas para registro, o texto foi ajustado. Até logo!!
Unknown disse…
Amei, o todo o conteúdo! Assim como os comentários! Me ajudou a ter maior conhecimento sobre esse bioma. Moro em uns região de Cerrado! Sou apaixonada por ele e vejo muito pouco depoimentos em sua defesa! Parabéns.
Instituto Jurumi disse…
Agradecemos o seu contato, seja bem-vinda! Continue acompanhando as noticias aqui no Instituto e em espaços que informam sobre os biomas brasileiros. Até logo!
Unknown disse…
Muito obrigado! Me ajudaram muito na minha pesquisa. Além do mais adoro saber mais sobre os biomas brasileiros! Ótimo conteúdo
C.M.S disse…
muito bom o contúdo. moro em região de cerado ( MATOPIBA). Relmente a devastação do cerrado é espantosa.
Instituto Jurumi disse…
Agradecemos por seu contato. O ato de cuidar do Cerrado e remanescentes da vegetação nativa é muito importante para a nossa sobrevivência e futuro. Mesmo com toda água fornecida, riquezas e belezas naturais, o bioma continua sendo destruído. É necessário parar o desmatamento, proteger e recuperar áreas, se a gente quiser ter boas condições de vida.
Instituto Jurumi disse…
Agradecemos por seu contato. Até logo!
Rubartelly disse…
Em Roraima, bem como algumas áreas do território Venezuelano, existem grandes áreas de vegetação muito parecidas com o cerrado típico do Centro-Oeste. Acho que na relação de estados mencionados no texto, em que o bioma ocorre, Roraima tb deveria ser icluída.

Leia também