Audiência Pública Passagens de Fauna - DF

A Audiência Pública para debater sobre a obrigatoriedade da implementação de Passagens de Fauna nas rodovias do Distrito Federal realizada em 14/05/2024 contou com a participação do setor público, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e muitas pessoas na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Essa importante atividade tratou os atropelamentos de forma ampla e apresentou encaminhamentos para o tema no DF. Agradecemos ao Deputado Distrital Chico Vigilante por presidir a Audiência e abrir esse espaço. Agradecemos à Organização Jaguaracambé pelo trabalho realizado, especialmente com a loba-guará Pequi, vítima de um atropelamento no DF. Aqui o trecho com a nossa participação representada pela Nivea!  


A seguir o texto apresentado na Audiência na integra:

"Inicio a minha breve fala destacando que: 
As estradas são uma das formas de ameaça para animais, especialmente a fauna em áreas silvestres, com remanescentes de vegetação nativa, e que as colisões com fauna silvestre em estradas geram perda de biodiversidade, com prejuízos econômicos, sociais e de saúde pública. 
O estudo “Avaliação do risco de atropelamento para tamanduá-bandeira no entorno da porção norte da Floresta Nacional de Brasília, Distrito Federal, Brasil”, realizado em 2021, indicou a presença de tamanduá-bandeira, anta, lobo-guará, tatu-canastra, veado-campeiro e onça-parda.
No estudo, as espécies foram classificadas como de alto risco de atropelamento, tendo sido identificados atropelamentos de anta em 2021 e de lobo-guará em 2022.
Para diminuir as ocorrências de atropelamentos da fauna silvestre na região da Flona podemos indicar as seguintes medidas:
- a construção e manutenção de conexões das áreas de reserva ecológica, sejam túneis ou passagens de fauna;
- o tratamento dessas regiões com aceiros e barreiras para conter a passagem do maior número possível de animais na pista;
- a redução da velocidade, especialmente nesse trecho norte da BR-251/BR-080; e
- a continuidade dos estudos em campo e das atividades de educação ambiental em diferentes níveis e meios. 
Esses são exemplos de medidas que, de forma integrada, podem reduzir as ocorrências para essa área de alto risco de atropelamentos de animais silvestres.
Em 2022, para duplicação da BR-080, o licenciamento ambiental indicou a implementação de passagem de fauna no trecho do estudo realizado. Assim, foram implementadas três passagens em forma de túneis (os faunodutos), demonstrando a viabilidade de se promover uma travessia segura para os animais silvestres.
A solução, como se depreende, perpassa inúmeras abordagens, incluindo não só as medidas físicas/estruturais, mas sobretudo a educação ambiental.
Por fim, gostaria de evidenciar que a data é providencial, uma vez que o Maio Amarelo busca conscientizar as pessoas sobre a prevenção de acidentes de trânsito e serve também para lançar luz sobre o atropelamento de animais silvestres, que é um tema pouco debatido na sociedade, sendo esta, portanto, uma oportunidade ímpar de diálogo na busca de soluções que venham de fato a salvar vidas.
Bom, o tempo é exíguo para nós aqui, mas mais ainda para os animais silvestres que correm riscos nas estradas e o Instituto Jurumi se coloca à disposição para a continuidade do debate desse tema tão caro à biodiversidade." 

 ASSISTA  Aqui o trecho da participação do Instituto na Audiência


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