Estágio e Residência: conheça mais os programas educacionais


Rodrigo

Os programas educacionais do Instituto Jurumi contribuem para a formação de pessoas e no fortalecimento da cidadania. Dentre os programas, dois têm grandes semelhanças e diferenças. Nessa postagem vamos conhecer mais as atividades para ajudar as pessoas interessadas em suas escolhas e na participação.

Vamos começar pelo Estágio. Esse programa está associado à formação disciplinar de estudantes, uma vez que estágio curricular é uma das matérias ou pré-requisitos para formação em cursos de graduação. Nesse tipo de atividade, estudantes precisam cumprir uma carga horária, realizar relatórios periódicos, geralmente mensais e um relatório final e tem a regulação de um Termo de compromisso de Estágio, com regras básicas, carga horária, procedimentos e prazos. As atividades precisam estar relacionadas a área de formação.


A Residência é um programa de treinamento que proporciona experiências práticas e estudos de caso, de forma integrada a outras áreas. Por se tratar de uma área técnica, o programa tem como pré-requisito a formação em Ciências Biológicas ou Medicina Veterinária. Então estudantes da área biológica podem atuar na saúde ambiental e na área veterinária na medicina da conservação. Residentes precisam cumprir atividades em forma de plantão e se debruçar em casos reais para estudos e buscar soluções ou quando possível encaminhamentos. 

Assim, ambos os programas atuam na formação e preparação de estudantes, porém têm formatos diferentes.

Para melhor percepção temos um comparativo em texto e no quadro a seguir: enquanto Estágio tem curta duração, a Residência tem a possibilidade de acontecer em longa duração; o modo do Estágio é disciplinar e na Residência é multidisciplinar; o Estágio não é temático, na Residência há temas; as regras do Estágio se dão por termo de compromisso e na Residência por um regulamento; o cronograma do Estágio é semestral, na Residência é anual; a carga horária mínima do Estágio é de 80h e na Residência é de 400h; Estágio e Residência permitem emitir declaração e apenas Residência tem certificado; o acesso ao Estágio é gratuito para estudantes e na Residência, o acesso é pago.



As duas atividades contribuem para o projeto Vida de Tamanduá, o projeto dedicado ao mascote do Instituto, tamanduá-bandeira. 

Diante de todas essas informações, vale reafirmar a importância da formação e dos estudos. Se precisar, entre em contato. Até logo!

 LEIA MAIS  Gostou de saber mais sobre os programas educacionais do Instituto? Saiba também as principais curiosidades sobre o Cerrado 

   Apoie   

Comentários

Leia também