Intercâmbio no Boqueirão da Onça, BA


Estão abertas as aplicações para o Intercâmbio Boqueirão da Onça, no estado da Bahia, organizado pelo Instituto Jurumi e pelo Programa Amigos da Onça!

Essa é uma nova oportunidade para colaborar para um aumento no número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais. É também uma forma para que estudantes adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

O Programa de Intercâmbio é uma atividade com objetivo de realizar interações entre estudantes universitários para proporcionar experiências no intuito de colaborar com a formação de pessoas com ênfase à conservação da natureza. O Programa está ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, principalmente ao Objetivo 4 da Agenda 2030 que indica ‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos’ e ao Objetivo 15 ‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’.

Aplicações
É possível participar através do envio de formulário de aplicação para a seletiva de participantes, com base em critérios descritos no Regulamento. Resumidamente estudantes universitários a partir do segundo ano (3º e 4º semestres/períodos) de cursos de Biologia, Veterinária e áreas afins, podem participar mediante seleção em etapas. As atividades da edição são virtuais e presenciais. Quando presenciais serão concentradas na região do Boqueirão da Onça, base de estudos do Programa Amigos da Onça, no bioma Caatinga. O Programa atua nos municípios de Sento Sé, Campo Formoso, Juazeiro, Sobradinho, Morro do Chapéu e Umburanas, numa região conhecida como Boqueirão da Onça (9000km²), no norte da Bahia. Considerado um dos maiores contínuos de vegetação nativa de Caatinga, em 2018 tornou-se um conjunto de Unidades de Conservação (UCs): o Parque Nacional do Boqueirão da Onça (347 mil ha) e a Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça (505 mil ha), que engloba em sua poligonal a Zona de Vida Silvestre da Toca da Boa Vista (11 mil ha). Participe aqui!
 

Venha conhecer mais sobre essa ecorregião da Caatinga, apoiar as atividades pelo bioma e contribuir para o Programa que atua pelos felinos e vida silvestre da região.

Comentários

Leia também