Vote por mim

Por Dimas Marques, Fauna News

O Fauna News, está lançando hoje o #VotePorMim, um site e uma campanha para que os eleitores pensem na fauna silvestre como um dos critérios de escolha de seus candidatos na próxima eleição. Todos os programas de governo dos presidenciáveis e dos mais bem classificados candidatos aos governos estaduais nas pesquisas de intenção de votos foram verificados para encontrar o que eles prometem para a fauna. Raramente a maioria sequer toca nesse assunto. 

Estamos em período de eleições, com a responsabilidade de eleger presidente da República, governadores dos estados, deputados federais, deputados estaduais e distritais e senadores. E são essas pessoas que terão a função de gerir e legislar questões que envolvem a conservação e o bem-estar dos animais silvestres. Com o intuito de popularizar o acesso dos eleitores às propostas envolvendo fauna silvestre dos candidatos à Presidência da República e dos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto aos governos dos estados, acaba de ser lançado o #VotePorMim.

Uma equipe de jornalistas vasculhou os programas de governo que foram oficialmente registrados na Justiça Eleitoral pelos candidatos e separou o que cada um propõe para a gestão e a conservação dos animais selvagens. O site do #VotePorMim contém uma seção específica com as propostas – ou a indicação da ausência de propostas – de todos os 12 presidenciáveis que estão registrados no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cada candidato tem a sua página com as informações e um link para seu programa de governo.

A seção dos candidatos a governador foi organizada por estado ou Distrito Federal. O usuário escolhe o estado que desejar (ou o DF) e será encaminhado a uma página com as propostas – ou indicação de ausência de proposta – dos três candidatos mais bem classificados nas pesquisas de intenção de voto divulgadas perto do dia 25 de agosto. 

Chama a atenção o fato de que somente três dos 12 presidenciáveis têm alguma proposta (nem sempre boa!) abordando animais silvestres. Para os estados, apenas 20% das 95 propostas vasculhadas abordam o tema fauna. Isso em 15 estados. O site #VotePorMim também tem quatro vídeos de divulgação. Cada um aborda um problema enfrentado pela fauna: tráfico, caça, atropelamentos e perda de habitat. Em todos, o apelo é o mesmo: animais não votam, então os eleitores devem votar por eles.

Os vídeos, em formato vertical e com um minuto de duração, foram feitos para serem compartilhados nas redes sociais. Incentivamos a utilização da hashtag #VotePorMim.

O #VotePorMim é uma realização do Fauna News, o primeiro portal jornalístico brasileiro especializado em animais silvestres. Entretanto, não há qualquer necessidade de mencionar o Fauna News. Todo o material é de uso livre! Materiais para divulgação, como os vídeos, estão disponíveis em:

 PARTICIPE  Acesse o site da campanha votepormim.com.br. Se precisar, entre em contato pelo endereço contato@votepormim.com.br – Vote por mim.

Comentários

Leia também