Como crescer com estágios

Rodrigo, Instituto Jurumi


Desde que a oportunidade de estagiar no Instituto se tornou realidade, foi encontrada mais uma forma de alcançar um dos objetivos institucionais. De lá pra cá, dezenas de estudantes puderam participar do Programa, que atualmente soma oito temporadas. 

De atividades em campo, práticas, oficinas, análises, passando por períodos virtuais nos semestres mais recentes, o Estágio no Instituto Jurumi vem se desenvolvendo, permitindo que estudantes cumpram uma disciplina prevista na grade curricular, inclusive para quem tinha limitações por questões familiares, de saúde ou com residência mais distante. Com cuidados necessários previstos na Instituição, tivemos experiências presenciais em 2021 com bons resultados. Toda essa vivência gerou apontamentos que ajudam o Programa de Estágio a combinar formatos e ter atividades mais organizadas.

A partir de toda essa vivência adquirida, uma missão tem sido melhorar o Programa com base nas experiências de quem esteve com a gente e desenvolver adaptações, através de planos que permitem aprimorar o programa de uma maneira apropriada, com análises, a fim de alcançar bons resultados. Isso porque, mesmo com todos os cuidados, um Programa como esse encontra limitações, algumas delas apontadas por integrantes ao longo das temporadas e que continuam sob acompanhamento.

É importante lembrar que a prática supervisionada do estágio é uma boa oportunidade para estudantes por permitir a participação em atividades reais, com situações limitantes e por vezes complexas. Então é um período de real autoconhecimento para quem participa. Para o Instituto, quem vem traz consigo características e contribuições. Por isso, o Estágio é uma experiência colaborativa na qual ambas as partes podem ganhar e crescer.

Alguns caminhos para colaborar
Sendo o Estágio uma via de mão dupla, algumas perguntas permanecem na Organização:
  • Como contribuir mais com estudantes em fase de estágio?
  • Quais maneiras de acolher contribuições de cada estudante?
  • Que recursos podem aprimorar essas experiências?
As respostas para elas não são fáceis de encontrar. Quando encontradas, o desafio é colocar em prática. Por isso é um exercício continuado a cada dia e temporada alcançada.

Algumas recomendações a quem precisa realizar estágio
Pelo lado de quem vem fazer estágio, existem muitos cuidados a serem observados para uma passagem legal nessa fase dos estudos. A seguir estão destacados alguns:
  • Tenha atenção às tarefas recebidas e as regras informadas.
  • Não mantenha a dúvida, pergunte, anote.
  • Organize seus planos e documentos.
  • E talvez mais importante, aproveite.
Essa é uma boa oportunidade de aprender, sob cuidados e orientações, sobre a sua futura ocupação e que pode oferecer momentos e aprendizados para a vida. Por isso, tenha compromisso e alcance o seu melhor resultado.

Como conseguir um bom estágio
Ao tentar ingressar em um estágio tem atenção a algumas etapas:
  • Busque uma área que você realmente tenha interesse em conhecer (talvez mude de ideia, mesmo assim é válido) ou em seguir no futuro.
  • Prepare um bom currículo, coloque informações verdadeiras e que você realmente tenha propriedade.
  • Saiba enviá-lo de forma cordial - parece bobagem mas às vezes esquecem o básico, como anexar.
  • Tenha sinceridade na entrevista e procure apresentar seus propósitos.
Nova temporada de estágio do Instituto
Seguindo essa temática, o nosso Programa de Estágio está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2022. São requisitos:
  • Ser estudante de Biologia
  • Ter Estágio Regular previsto na grade curricular
  • Haver interesse nos biomas Caatinga e Cerrado.
Para participar da temporada 2022.2 é necessário fazer a aplicação por e-mail - estagio@institutojurumi.org.br - com envio de currículo e aguarde confirmação de recebimento e orientações. As vagas são limitadas.

Lembre-se: Estágios constituem uma das melhores fases da graduação!



 LEIA MAIS  Gostou de ler sobre Estágio? Acesse a página do Programa de Estágio e o site bio do Instituto.

Comentários

Instituto Jurumi disse…
Recebemos muitos currículos para estágio do semestre. Agora o Programa está na fase de triagem. Obrigado a quem enviou.

Leia também