Nema disponibiliza mapa atualizado da Unidade de Conservação Serras Caatingueiras

Karen Lima

Para marcar mais um ano da data de criação da Unidade de Conservação (UC) Serras Caatingueiras, o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibilizou um mapa atualizado da região. A UC fica localizada entre os municípios de Salgueiro e Cabrobó (PE) e é considerada a segunda maior unidade de proteção integral estadual de Pernambuco. O decreto de criação foi assinado há três anos a partir da proposta indicada pelo NEMA e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Univasf.

Com cerca de 21,6 mil hectares, a UC Serras Caatingueiras faz divisa com o Trecho Norte do Pisf e engloba um Complexo de serras que ainda abriga importantes representantes da fauna e da flora da Caatinga. Na carta-imagem, que é um mapa constituído por mosaicos de fotografias aéreas ou de imagens de satélites, é possível visualizar a UC Serras Caatingueiras, os limites municipais e a rede de drenagem de Salgueiro e Cabrobó, além das áreas construídas na região. Para a elaboração, foram utilizados mosaicos de imagens do satélite Planet, registrados em novembro de 2021, cedidas pelo programa da Noruega Norway's International Climate & Forests Initiative (NICFI).


Os mapas de relevo identificam as principais serras da área protegida (Serras do Livramento, Monte Santo, Letras e Bananeira) e foram produzidos a partir das imagens de alta resolução do Projeto Pernambuco Tridimensional (PE3D). Já no mapa de uso e cobertura do solo, feito a partir da imagem do Mapbiomas, é possível identificar e distinguir áreas de cobertura vegetal das áreas antropizadas, e os terraços aluviais. De acordo com Aline Berto Faustino, pesquisadora do Nema, este mapa pode ser utilizado pelos moradores para localização espacial e reconhecimento do território e para divulgação. “A atualização desse produto permite identificar as características de uso e cobertura atuais, que quando comparado com imagens anteriores à criação ou futuras a esse, permite compreender as transformações no tempo e no espaço”, explica.


No último levantamento realizado, foram registradas 422 espécies vegetais, sendo 231 espécies herbáceas e 35 espécies endêmicas (exclusivas) da Caatinga, como ipê-cascudo (Handroanthus spongiosus), que faz parte da lista de espécies ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente. Entre as espécies vegetais destaca-se a Pleurophora pulchra, descoberta recente para a ciência realizada pelos pesquisadores do Nema junto a outras instituições.

Criação da UC Refúgio de Vida Silvestre Serras Caatingueiras - A indicação é fruto dos resultados do licenciamento ambiental das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), através do Plano Básico Ambiental 23 executado pelo Nema e Cemafauna, juntamente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A articulação iniciou em 2011 em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH PE), e as prefeituras de Salgueiro e Cabrobó. O decreto de criação foi assinado pelo governo do Estado de Pernambuco, em 5 de junho de 2019 em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.  

Acesse o mapa original da UC Refúgio de Vida Silvestre Serras Caatingueiras.

 LEIA MAIS   sobre temas do bioma Caatinga e conteúdos Nema.

Comentários

Leia também