Clima, emissões e materiais para estudar

As emissões de gases do efeito estufa mais uma vez foram discutidas na reunião do clima realizada no mês passado, com lideres de todo o mundo, a fim de encontrar meios para diminuir os efeitos das questões do clima. Enquanto medidas mais efetivas e mitigadores dos problemas em relação às mudanças climáticas estão em planos e revisões, podemos entender mais sobre o assunto. O quadro a seguir faz as projeções nos ultimas décadas ao redor do mundo e apresenta tendências de queda, de estabilidade e de aumento nas emissões dos gases (em inglês, emissions of Greenhouse Gases - GHG):  
 


Grande parte das nações continuam em tendência de aumento nas emissões, países grandes e populosos, dentre eles o Brasil.

Estudar o clima não é uma tarefa tão simples, em razão da reunião de muitas informações e muitas vezes uma abordagem dificultada por conceitos mais difíceis de serem percebidos no dia-a-dia, em escalas menores. Assim foi elaborado Roteiros do Clima por Débora, durante a realização do estágio no último semestre, com a supervisão de Rodrigo, a fim de oferecer e facilitar materiais sobre o tema Clima. O material é gratuito pode ser acessado por docentes, estudantes e público interessado, tem referencias importantes na área e muitas recomendações de leitura. 



Conheça Roteiros do Clima
Roteiros do Clima reúne roteiros de estudos, com atividades mais práticas e reflexivas sobre clima, mudanças climáticas e indicadores climáticos. Tem o material base e mais 4 roteiros: Clima 1 • Chuva e temperatura; Clima 2 • Plantas e CO2; Clima 3 • Ciclos biogeoquímicos; Clima 4 • Impacto na fauna. Acesse aqui.

A coleção Roteiros do Clima foi produzida por Débora Tomiatti. Graduada em Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) em Rio Claro, SP. Possui interesse na área de biologia da conservação, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Atua no âmbito de gerenciamento de projetos associados à conservação da natureza. Sua ênfase em pesquisa acadêmica está ligada a temas relacionados à preservação ambiental, sustentabilidade e educação. Atualmente desenvolve uma Iniciação Científica junto ao Laboratório de Primatologia da UNESP de Rio Claro em parceria com o Projeto de Conservação do Mico-leão-preto num estudo de análise da seleção de dormitórios pela espécie em áreas degradadas da Mata Atlântica.

 LEIA MAIS  Gostou de saber mais sobre o Clima? Saiba mais também sobre a Caatinga e também sobre o Cerrado.

Comentários

Leia também