Lixo S.A

Rodrigo Viana


Por que o lixo em áreas naturais diz tanto sobre nossa sociedade?

A quantidade de lixo encontrada em áreas verdes de uso público, sejam unidades de conservação, parques ou áreas úmidas, dá indícios do comportamento que temos em relação ao nosso resíduo gerado diariamente. Especialmente em áreas naturais, temos um ato ainda pior: jogar lixo no ambiente que pode ser um refúgio para nós também.

Se a prática de jogar o lixo no chão, seja nas ruas ou espaços de convivência é muito comum, em áreas naturais acaba acontecendo também. Por isso, é comum encontrar lixo por toda parte que tenha a presença humana. Diminuir isso vai além de atividades de educação ambiental, placas e consciência, pois envolve hábitos de pessoas e instituições.    
  
Lixo Sociedade Anônima poderia ser o nome de uma companhia que atua no ramo dos resíduos, mas aqui está sendo utilizado para retratar um comportamento coletivo com a dificuldade de identificar quem faz. Mas, no fim das contas, podemos sim identificar: somos nós (‘nósoutros’ que jogamos e ‘nóses’ que permitimos). É um mau negócio sujar os lugares, normalizar esses hábitos, desconsiderar alternativas e a falta de conexão a soluções para esse assunto.

Nesse ambiente, é interessante o porquê de algumas pessoas ainda jogarem o lixo por aí, seja por que "é mais fácil" ou que “já tá sujo”. Interessante também é o porquê de pessoas que dedicam um tempo para recolher lixo jogado e diminuir a sujeira gerada, em praias por exemplo. Você já deve ter visto pessoas recolhendo lixo em algum litoral ou até mesmo participado de algo assim. Por esse meio, cada pessoa que atua para diminuir tanto lixo, cuida de si mesma e da coletividade. 






Essa é uma amostra de lixo recolhido ao longo de um campo pela equipe do Instituto. O lixo encontrado é retirado da natureza e colocado em lixeira apropriada. 
 
Não jogue lixo nas suas trilhas!
Você pode fazer sua parte. Veja a seguir como:   


 LEIA MAIS  Leia mais sobre resíduos, clique aqui! Saiba mais sobre Cerrado.

Comentários

Leia também