Kit de ferramentas para Inventários de Áreas Úmidas Nacionais

Jonathas Gomes
Conheça o documento redigido pela Convenção de RAMSAR: A New Toolkit for National Wetlands Inventories ou Um novo kit de ferramentas para Inventários de Áreas Úmidas Nacionais, em tradução livre.

O documento começa citando a dependência dos humanos para com as áreas úmidas (AU) e alguns motivos, são: água, comida, biodiversidade, e oferece também proteção contra: inundações, secas, condições climáticas extremas e para construir certa resiliência nas comunidades antes da mudança climática. Antes disso, é apontado que, apesar de tantas dependências que temos em relação às AU’s, já conseguimos perder em média 87% delas, um dado preocupante para a população mundial, já que diretamente, o bem estar humano está ligado a sua conservação.

Preocupado com essas áreas tão ameaçadas pelo desmatamento, algumas ideias têm sido colocadas em práticas, a maior delas é o uso de Inventários de Áreas Úmidas Nacionais (NIW, do inglês, National Inventory Wetlands) para melhor convencimento político da importância da preservação e das melhores escolhas a se tomar com cada área úmida. Esses inventários são um conjunto de todas as áreas úmidas presentes no país em questão, com dados como qualidade da água, biodiversidade, espécies possíveis. Com a criação desses inventários os ambientalistas acreditam que podem convencer de forma mais direta políticos a manterem decisões, dentro dos poderes executivos de seus próprios países que, em teoria, devido aos inventários tenderiam a caminhar um pouco mais em direção à conservação. Entretanto, isso ainda não acontece no cenário atual, já que na maioria das vezes os políticos subestimam os benefícios das AU’s.

Com isso, esse documento foi criado na intenção de auxiliar os acordantes das convenções de áreas úmidas a criarem, terminarem e adaptarem seus inventários de áreas úmidas nacionais, além de claro, compartilhar boas práticas e experiências envolvendo a criação dos devidos NIW’s. Esses projetos são incentivados pela SDG (Sustainable Development Goals, ou, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que é uma agenda ambiciosa com vários acordantes que tomam ações em nome de um futuro sustentável com foco no ano de 2030.
'Esses inventários são um conjunto de todas as áreas úmidas presentes no país em questão, com dados como qualidade da água, biodiversidade, espécies possíveis.'
DICAS SOBRE A CRIAÇÃO DO NIW E PROJETOS
A RAMSAR responsável pelo toolkit afirma ser claro sobre os benefícios adquiridos ao se manter áreas úmidas preservadas, que irão facilitar sua defesa pelas populações e massas, assim, influenciando autoridades. Um bom exemplo dado é o da Suécia, que argumentou para sua população alguns dos benefícios das AU’s, alguns em destaque:

• a existência de AU’s previnem deslizamentos de terra, 
• são reguladores climáticos, 
• reduzem a quantidade de CO2 disponível na atmosfera,
• reduzem a frequência de eventos climáticos extremos,
• AU’s criadas por humanos auxiliam no tratamento de esgoto.

Ainda que bem intencionado na construção de uma NIW, os recursos acabam e o projeto pode não ir a frente. Neste ponto, é importante ser realista com o que se pode fazer, e esse fato pode influenciar na produção não somente de uma NIW, mas de qualquer projeto de maneira ampla. Assim, alguns dados mínimos são requeridos para que o documento seja considerado uma NIW pela Convenção de RAMSAR. Eles disponibilizam esses dados no site, e ainda recomendam o uso de um sistema adotada internacionalmente pelos participantes para a montagem dos devidos NIW’s. A RAMSAR tem ainda um sistema de classificação para identificar as AU’s e recomenda seu uso.

Enquanto desenha o estudo piloto de seu projeto, é importante selecionar alguns conjuntos de amostra, pois nem o maior dos recursos permitirá a identificação em espécie da cada indivíduo naquele local. Falamos de uma escala ampla, por isso, a amostragem científica se faz necessária e é um dos aliados em projetos e na criação de NIW's.

O México é outro exemplo de um país com sucesso na criação de NIW’s e que, a partir dele vem tomando decisões mais sábias. O plano atual é criar algumas leis protetoras para as AU’s e transformar algumas das áreas úmidas em parques de AU’s. Este ato não é possível para todas, mas o mapeamento está sendo feito. O NIW do México pode ser acessado online e é fruto de 3 anos de trabalho e uma verba de U$ 700,000.


USO DAS NIW PELO SDG
Dentro dos assuntos abordados anteriormente, a criação de NIW visa em específico não somente ao convencimento dos políticos, mas também à restauração de possíveis AU’s já parcialmente perdidas, o melhor uso consciente das AU’s, identificar as condições físicas, químicas e ambientais das AU’s e verificar como será seu progresso nas condições atuais. As NIW serão utilizadas para o manuseio, restauração e proteção das AU’s, afirma a RAMSAR. É importante salientar ainda que, sem um NIW, as nações não conseguem acompanhar e avaliar o andamento das AU’s ao longo do tempo e mesmo atualmente.

As Áreas Úmidas Brasileiras 
O Brasil tem um inventário nacional de áreas úmidas publicado pela USP em 2002, segundo o MMA (Ministério do Meio Ambiente) mas infelizmente, ele não se encontra disponível eletronicamente. Nosso país não é exemplo de manuseio, acompanhamento, ou restauração de AU’s, tendo em vista isso, é cabível que possamos sofrer as consequências de tanto desmatamento em tão pouco tempo.

Convention on Wetlands. (2020). A New Toolkit for National Wetlands Inventories Gland, Switzerland: Convention on Wetlands Secretariat.
O documento foi redigido pela Convenção de RAMSAR, estabelecida em 2 de fevereiro de 1971 que discorre sobre áreas úmidas (AU’s) com importância internacional para o bem estar humano, no começo essa organização tinha uma preocupação mais direta com áreas úmidas importantes para aves migratórias, mas que, com o tempo foi-se incluindo outras áreas úmidas até chegarem no grande quadro atual. Nessa data é celebrado o Dia Mundial de Áreas Úmidas. Participe do Encontro de Áreas Ùmidas.

 LEIA MAIS  Acesse o documento na íntegra aqui! Saiba sobre o tema Áreas Úmidas
Apoie o Instituto, acesse a campanha!

Comentários

Leia também