Introdução a Estatística aplicada à Biodiversidade


Inscrições abertas para esse curso!

Se você precisa aprimorar os conhecimentos para análise de seus dados de pesquisa, essa é uma boa oportunidade. O curso tem por objetivo: Apresentar conceitos básicos de estatística (população, amostra, unidade amostral); Descrever as principais técnicas de amostragem; Explicar o principais delineamentos experimentais; Apresentar e aplicar os principais testes paramétricos e não paramétricos utilizados para análise da Biodiversidade. Executar as análises utilizando o programa R e eventualmente um programa de planilha.

Esse curso será conduzido por 
Chesterton Ulysses Orlando Eugênio, Graduado em Ciências Biológicas na Universidade Católica de Brasília, Mestre em Ciências Florestais e Doutor em Botânica pela Universidade de Brasília. Atua principalmente em estudos de influência do tempo, espaço, fogo e fertilização na comunidade herbáceo-arbustiva do Cerrado. Tem experiência na coleta e beneficiamento de sementes nativas, produção de mudas, com ênfase ao Cerrado, dentre outras áreas.

Thiago de Roure Bandeira de Mello, Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Botânica e Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília. Tem maior experiência na área de botânica, com ênfase em taxonomia e fitossociologia no Cerrado e ecologia de ecossistemas, com foco no Cerrado. Tem grande interesse em programação (R e Python) como ferramenta para aquisição e análise de dados biológicos e ecológicos.

O Curso Introdução a Estatística aplicada à Biodiversidade é destinado à apresentação e prática de ferramentas estatísticas clássicas, aplicadas à avaliação de trabalhos voltados as diferentes linhas de pesquisa da biodiversidade, distribuídos em um módulo de introdução, módulos técnicos e práticos e um módulo de conclusão. Ele será virtual com taxa que pode ser parcelada. 

Entre em contato para mais informações!

Comentários

Renato disse…
O curso requer algum requisito ou software específico?
Instituto Jurumi disse…
Oi Renato! Agradecemos o seu contato! Há um módulo para apresentação dos programas que serão utilizados, processo de instalação e configurações para o curso. O Programa R será a base para atividades e análises. Se precisar, entre em contato. Até logo!
Unknown disse…
Olá. O curso é gravado ou as aulas são ao vivo? Sendo gravado, o acesso é de quanto tempo? Se ao vivo, qual o calendário das aulas?
Instituto Jurumi disse…
Olá! Agradecemos o seu contato! O curso será parte gravada e parte ao vivo. O acesso será de acordo com a possibilidade da plataforma, por meses. Com a inscrição haverá atendimento também. O calendário será ajustado com a turma, de forma a atendar cada pessoa, dentro do possível. Se precisar entre em contato. Até logo!
Unknown disse…
Olá. Qual a carga horária total do Curso?
Instituto Jurumi disse…
Olá! Agradecemos o seu contato. O curso tem carga horária total de 60h. Até logo!
Unknown disse…
Olá, ja tem um calendario com os dias e horarios das aulas do curso?
Instituto Jurumi disse…
Olá pessoa! Tem e poderá ter alguns ajustes. Agradecemos o seu contato!
Anônimo disse…
Boa tarde, ainda tem vagas disponíveis?
Instituto Jurumi disse…
Bom dia Isabella! Agradecemos o seu contato. Pode nos enviar um email para mensagem@institutojurumi.org.br para mais informações? Até logo!
Paola Moura disse…
Boa tarde! Tudo bem?
O curso está disponível para visualização? Ou foi ofertado apenas para os inscritos?
Obrigada.
Instituto Jurumi disse…
Oi Paola, como vai? Agradecemos o seu contato. Sim, o curso completo está disponível para estudantes com inscrição. Ele está dividido em módulos, com conteúdo bem organizado, vídeo-aulas, materiais complementares, atividades, além de encontros e suporte. Se tiver dúvidas ou precisar de mais informações, podemos ajudar. Até logo!

Leia também