Comece pela natureza

Por Rodrigo / Fotografias Acervo Instituto Jurumi
Aproveite o início de um novo ciclo no calendário para se inteirar com a natureza. Comece por conhecer mais o local onde vive, os pontos naturais mais próximos a você. 

Muitas pessoas afirmam gostar da natureza, o que é muito bom. Ao conversar mais sobre o tema e perguntar se elas já estiveram em ambientes naturais é muito comum ouvir que não, não conhecem, nunca estiveram e até mesmo não sabem que existe um lugar próximo destinado à conservação da natureza, como parques, unidades e reservas naturais. 

Alguns cuidados para contato com a natureza:
  • Buscar alternativas de turismo sustentável de verdade
  • Cuidar do seu próprio lixo
  • Observar a vida silvestre com atenção e sem riscos
  • Seguir as medidas de prevenção a acidentes
  • Ter orientações credenciada e especializada 

Para começar esse contato é possível fazer algo a partir de casa. Com pesquisas na internet você pode ter algumas informações sobre ambientes naturais, locais, nomes, espécies silvestres de uma região. Depois de saber as primeiras informações locais, para um contato presencial o recomendado é conhecer pessoas certas, credenciadas, além de regras e cuidados que podem colaborar muito a ter uma experiência melhor. Esse contato permite conhecer mais sobre o destino e suas particularidades. As caraterísticas naturais de um local ajudam a compor um bioma que são grandes áreas biológicas com espécies nativas, algumas endêmicas, em determinado período e com clima estabelecido. Eles são preciosidades que vêm sendo alterados e com perdas em áreas para desmatamento. Contudo, é possível conhecer nossa identidade natural para entender a importância de conservar. Conhecer locais próximos da sua casa é uma alternativa interessante para começar, com todos os cuidados necessários. 


Mais longe
Se a gente considerar biomas, o Brasil possui muitos locais interessantes e diversificados, com riquezas naturais incríveis, muito especiais, que podem ser visitadas e conhecidas de uma maneira muito prazerosa e enriquecedora. Para vivenciar uma experiência assim é importante se planejar. Isso porque ao considerar o tamanho do país, questões financeiras e de infraestrutura que ainda apresentam deficiências, ainda temos importantes limitações. Mesmo assim, é possível colecionar momentos, fotografias e experiências de muito valor. Além disso, você poderá ter maior conhecimento de causa do que está em ameaça, seja por fogo ou por outra atividade humana inadequada que venha a acontecer. 

Em outras palavras, a oportunidade de estar em ambientes naturais pode proporcionar atividades ao ar livre, conhecimento de sons naturais e a combinação deles, as interações entre seres vivos, mudanças no tempo ao longo do dia, além da possibilidade de observar algumas espécies da fauna e flora. Pode ser que o contato mais comum com a natureza aconteça em busca de cachoeiras e trilhas, o que atrai muitas pessoas. A realização de trilhas é uma grande oportunidade de superação pessoal, inclusive de caminhada de muita qualidade e que pode proporcionar bem-estar imediato. Encontro o seu motivo, comece ou retome o contato com a natureza.

 LEIA MAIS  Quer saber mais sobre trilha? Acesse a Natu e leia a coluna sobre o tema. Acompanhe nossas matérias e conteúdos. Apoie o Instituto!

Comentários

Mais vistas