Atividades pela Natureza com a UCB


A parceria realizada entre o Instituto Jurumi e a Universidade Católica de Brasília proporciona muitas ações associadas à conservação da natureza. Ao considerar a realização das atividades a seguir listadas, há perspectivas para atuações que ainda estão em planejamento, em razão da complexidade envolvida e também o benefício no aprimoramento dos processos já vivenciados. Com essas experiências, outras oportunidades podem se tornar realidade. Além disso, as atividades estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS na Agenda 2030 e também vão ao encontro dos propósitos das pessoas, instituições e movimentos para o futuro, com base na atuação junto a espécies ameaçadas, ecossistemas em risco e as mudanças no ambiente.

Algumas das principais atividades 
  • Congresso Brasileiro de Vida Silvestre - organização, promoção e realização do CBVS
  • Concessão de Estágio Supervisionado Obrigatório
  • Concessão de Atividade Voluntária
  • Apoio a pequenos projetos na área de conservação de fauna de vertebrados e ecologia de comunidades
  • Eventos de divulgação científica e educação ambiental
  • Apoio na prospecção de fontes de recursos e submissão de projetos de pesquisa a entidades financiadoras
  • Participação em bancas de avaliação de TCC e orientação de TCC

Resultados na primeira fase
Com a parceria foi possível realizar atividades locais, regionais e também com alcance nacional, em colaborações com parceiros e interações em mais de 22 estados brasileiros, a exemplo de eventos e colaborações entre equipes. Na linha de programas e objetivos do Instituto, entre 2019 e 2020 foi possível a oportunidade de realizar estágio no 3º setor para 12 estudantes, em mais de 180 sessões de atividades. Isso permite renovar a Organização e oferecer experiências a jovens que se preparam para o início de carreira. Também foram possíveis reuniões, análises e a produção de material sobre temas ambientais. As iniciativas possibilitaram a participação em sete projetos, entre pesquisa e extensão com estudantes, docentes, pesquisadores e pessoas. Ao todo, quando consideradas as atividades presenciais e virtuais, foi possível ultrapassar milhares de interações com abordagens sobre a natureza.

Com a renovação recente da cooperação entre as instituições, alguns objetivos poderão ter continuidade, além da abordagem de objetivos ainda não contemplados ou em fase inicial. Essas oportunidades estão atentas às medidas restritivas e sanitárias percebidas a partir de 2020. Nesse sentido, um dos objetivos a serem abordados está na extensão sobre história natural e treinamentos aplicados, além de estudos com a fauna brasileira sobre biologia epidemiológica, genética e evolutiva. Também existe abertura para experiências em núcleo temáticos e projetos e boas práticas. 

"Agradeço, em nome do Instituto, a oportunidade de realizar colaborações com a Universidade, através do Curso de Ciências Biológicas que proporciona a participação de estudantes, docentes e equipes associadas. Com as atividades aqui descritas temos um breve relato da valiosa contribuição para os esforços pela conservação da natureza" Rodrigo, Instituto Jurumi.  

 Apoie  Você pode aumentar o alcance das atividades? Apoie o Instituto, acesse a campanha!

Comentários

Leia também