2º Congresso Brasileiro de Vida Silvestre


Cada vez mais próximo a realização do 2º Congresso Brasileiro de Vida Silvestre que esse ano é realizado entre os dias 10 e 14 de Setembro, numa edição totalmente virtual. Vão acontecer palestras, minicursos, simpósios, encontros e outras atividades especiais, como Fotografia Vida Silvestre (Concurso de Fotografia ) e Sessão Vida Silvestre (apresentações de resumos realizados por congressistas) com trabalhos nas áreas DOC, Educação e Silvestres. 

Nessa edição parte do valor arrecadado com as inscrições será distribuído entre as algumas Organizações participantes, que prestam um grande serviço a favor da biodiversidade, a favor da vida silvestre brasileira. 

No momento atual de isolamento e limitações a ajuda para organizações também são muito importante. Na edição várias atividades vão acontecer sobre espécies como tartarugas-marinhas, tubarões, arraias, onças-pintadas, rolinha-do-planalto, saguis-da-serra, budiões, recifes de corais, marsupiais, anfíbios, felinos silvestres, serpentes, além de temas como Coexistência, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Flora dentre outros temas. As organização beneficiadas com as doações são: Fundação Projeto Tamar, Ibimm, Instituto Coral Vivo, Instituto Felinos do Aguaí, Programa Amigos da Onça - Instituto Pró-carnívoros, Pró-Squalus, Projeto Aurita, Projeto Budiões, Projeto Marsupiais, Projeto Muriquis do Caparaó e Save Brasil. 

Sociedade
Há um ano foi criada a Sociedade Brasileira para Estudos de Vida Silvestre, uma Instituição Associada ao Instituto que tem por missão organizar o Congresso e desenvolver atividades relacionadas à Vida Silvestre do Brasil. O Congresso continua com o tema base 'espécie-ecossistema-sociedade e tem por objetivo realizar interações, através de tecnologias disponíveis, com discussões sobre a vida silvestre de forma compacta, propositiva e democrática, num evento técnico-científico que reúne comunidade acadêmica, técnicos, integrantes de organizações da sociedade civil, representantes de organizações governamentais e demais pessoas que atuam ou têm interesse na temática da vida silvestre. Todos os trabalhos abordam espécie(s) com ênfase nas relações com o ambiente e associação com o ser humano e a sociedade.

A vida silvestre é fundamental para os aspectos que caracterizam a biosfera do Planeta. Seja no percurso evolutivo ou nos variados processos modernos que favorecem a existência humana e seus respectivos progressos na atualidade, os seres vivos estão no cerne. O futuro da sociedade humana precisa dessas bases biológicas para seguir prosperando e se desenvolvendo.

Participe!
Ainda é possível realizar inscrição e participar das atividades e ao mesmo tempo colaborar para doações. Elas acontecem até o 08/09/2020. Para quem não vai participar do Congresso, mas quer ajudar o trabalho é possível fazer doações que também serão destinadas às Organizações. Fica o agradecimento todas as pessoas que participam do Congresso, às Organizações, projetos, e pessoas que colaboram para o conhecimento principalmente de estudantes e profissionais.

 LEIA MAIS  Acesse o site do CBVS

Comentários

Leia também