Estamos no Intercâmbio!


Começaram as atividades do Intercâmbio do Instituto Jurumi, uma iniciativa para colaborar na formação de novos profissionais para atuação pela conservação da natureza. Na primeira semana o contato permitiu o conhecimento de regras gerais do Programa de Intercâmbio e um contato com todos os participantes além de tirar algumas dúvidas. 

É um grupo diverso constituído por pessoas de cinco estados e três regiões brasileiras. Nessa primeira edição participam os estados de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal. Resumidamente são pessoas no curso de Ciências Biológicas e também do curso de Medicina Veterinária, algumas com experiências, outras com menos experiências e também pessoas com atividades fora do Brasil. É um grupo bem diverso, inclusive de experiências, que estão distribuídas em atividades com espécies ameaçadas, manejo, atividades de campo, clínicas de silvestres, animais e plantas, em biomas como Cerrado e Mata Atlântica.


As atividades acontecem ao longo de todo o mês de julho com participações especiais e também produção de material além de cursos extras e atividades de formação para todos os participantes. A dinâmica da atividade vai ser bem diversa vão ser atividades individuais, em dupla, em grupo e também com frequências diferentes. Todas as atividades estão relacionadas à conservação da natureza, com indicadores e algumas metas a serem cumpridas. Eles poderão ter uma avaliação e as pessoas que tiverem um desempenho satisfatório poderão fazer parte de um Clube do Intercâmbio. Por meio dessa iniciativa o Instituto pretende ajudar de forma continuada na formação e também acompanhamento desses novos profissionais.

O Programa do Intercâmbio já estava previsto para ser realizado em 2020 mas por conta das contenções e atividades isolamento físico, ele foi adaptado para uma versão virtual. Então o projeto foi revisto considerando que vão acontecer versões presenciais e quando possível versões virtuais ou a combinação dessas duas modalidades. A participação de todos os intercambistas se dá gratuitamente, além das atividades posteriores relacionadas ao Clube. Com essa atividade o Instituto consegue atingir a missão, que dentre outras atividades, está colaborar na educação das pessoas para conservação da natureza. 

Comentários

Leia também