Bioma Cerrado, um berço de águas

Monte Alegre de Minas, MG (Michelle Granato).

Giulianny Alves e Murillo Chagas / Fotografias Michelle Granato

Muitas pessoas ainda desconhecem que o Cerrado é considerado o berço das águas do Brasil. Você sabia dessa informação? Nessa matéria de hoje te convidamos a saber mais sobre os motivos que conferem ao Cerrado esse título.

1) Localização: a maior parte do Cerrado está localizada no Planalto Central Brasileiro que, conforme sua denominação, compreende regiões de elevadas altitudes na porção central do país. O bioma abriga diversas nascentes e importantes áreas de recarga hídrica. Assim, o espaço geográfico ocupado pelo Cerrado desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes bacias hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano.
Cachoeira em Niquelândia, GO (Michelle Granato).

2) Vegetação: outro aspecto importante está relacionado às características das árvores presentes neste bioma. O Cerrado é considerado uma floresta invertida, pois as raízes são profundas, maiores que as copas. Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os chamados aquíferos. As águas que nascem neste bioma alimentam seis das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras: Amazônica, do Araguaia/Tocantins, do Atlântico Norte/Nordeste, do São Francisco, do Atlântico Leste e do Paraná/Paraguai, incluindo as águas que escoam para o Pantanal. Grande parte das águas de nascentes, rios e aquíferos do Cerrado estão relacionadas à produção agrícola e à produção energética do país, através de hidrelétricas que permitem o aproveitamento da energia gravitacional das grandes altitudes presentes no planalto.

Cachoeira em Cavalcante, GO (Michelle Granato).

As águas do Cerrado também são importantes fontes de lazer, recreação e turismo, trazendo qualidade de vida às pessoas e gerando recursos nas localidades turísticas. São inúmeras as atrações disponíveis nos diversos rios, riachos, lagos, corredeiras e cachoeiras: desde passeios, banhos, prática de esportes aquáticos e pesca a simples função cênica e paisagística proporcionada pela beleza desses lugares.

Monte Alegre de Minas, MG (Michelle Granato).

Mas toda essa grande riqueza encontra-se sob grave risco. Nos últimos 30 anos, com a expansão da fronteira agrícola, o Cerrado foi o bioma mais devastado no Brasil. Com avanço da agropecuária tem sido substituído principalmente por plantações de soja. E essa destruição cobra um alto preço: muitas nascentes e cursos d’água estão sendo assoreados, levando a perda de potencial hídrico dessas bacias. Perda que não afeta apenas a região do Planalto Central, mas que 88,6 milhões de brasileiros, além de países vizinhos, que dependem das bacias alimentadas por esse berço.

 LEIA MAIS  Gostou de saber das vantagens da Agroecologia? Saiba também as principais curiosidades sobre o Cerrado e também do Você conhece o Bioma Cerrado

Comentários

Leia também