Cuidados para contato com a natureza

Rodrigo Viana

Um contato direto com a natureza é, com certeza, um dos momentos mais marcantes para a vida das pessoas. Todos têm histórias relacionadas a infância ou outros tempos da própria trajetória com a natureza foi o cenário principal. Mas os ambientes mais selvagens demandam cuidados e muita atenção. Em qualquer época é necessário seguir algumas orientações importantes para que a sua experiência seja a melhor possível. Para isso, separamos uma pequena lista, com uma série de cuidados que vão te ajudar e dar mais proteção os seus instantes na natureza.

Conhecer o local
Se você nunca esteve numa região, sendo então o seu primeiro contato com um ambiente, previamente obtenha informações básicas sobre as características locais. Para isso, guias credenciados são muito indicados ou pessoas que conheçam, que moram ou que já tenham visitado muitas vezes a região de destino. E mesmo que seja experiente, tenha cautela e muita atenção. Sempre informe a pessoas próximas o destino da sua viagem e uma previsão de volta. São pequenos cuidados que vão te proporcionar mais segurança. 

Atenção para o tempo
Regiões que tenha grande incidência de chuvas, estação chuvosa ou até mesmo chuvas isoladas pedem atenção para “cabeça d´água” ou "tromba d´água” que são muito perigosas. Esse fenômeno natural se dá pelo acúmulo de água, em cabeceiras de rios, nas partes mais altas e que ganham força na descida; podem ser agravadas pelo retenção natural de folhagens que ajudam a concentrar a água das chuvas na região e cedem em algum momento. Por isso, mesmo que não esteja chovendo, é necessário atenção a margens de rios e outros cursos d’água, em regiões com relevo mais acidentados e com presença de rios e cachoeiras em região com histórico de chuvas.  


Aproveite as trilhas
Existem muitas trilhas em parques e áreas naturais. Para ter um melhor proveito, procure usar roupas confortáveis e apropriadas, para proteger a pele e calçados de cano alto para proteger pernas, na prevenção contra picadas de insetos e animais peçonhentos. Usar também algum chapéu ou boné e protetor solar. Tenha sempre garrafa com água, alimentos de pouco peso e ricos em carboidratos e fibras, como frutas desidratadas e barrinhas de cereal. Para melhor rendimento, leva apenas materiais que serão realmente usados. Aproveite para um respiro de qualidade, som de pássaros e belas paisagens.

Respeite a vida silvestre
Ambientes conservados tem grande beleza natural e podem proporcionar encontros incríveis! Imagine poder observar um tamanduá-bandeira, aves raras, cervos ou felinos silvestres? São momentos muito interessantes e pra vida. Para que sejam só instantes de boas lembranças, mantenha uma distância dos animais e não os persiga. Eles não costumam atacar, mas podem se defender ao se sentirem acuados ou amedrontados. Assim, se teve a sorte de encontrar, aproveite o momento e tente fazer boas fotografias, se possível. Não colete plantas sem ter autorização. 

Compartilhe momentos
Procure fazer atividades em grupos ou pequenos grupos. Além de ser uma oportunidade de somar experiências com pessoas próximas e ter historias em conjunto, é uma forma de ter mais segurança nas atividades em ambientes naturais. Por isso compartilhe o que você sabe, alerte as suas companhias para possíveis perigos e diminua a chance de ocorrer situações indesejadas.

Tenha bom senso, a natureza é generosa, fornece tudo que precisamos para viver mas o contato requer atenção. Aproveite da melhor forma.


Comentários

Instituto Jurumi disse…
Agradecemos, seja bem-vinda! Até logo!

Leia também