Tamandua Day 2019



Chagamos a mais uma edição do Tamandua Day – Dia do Tamanduá, mais precisamente a 6ª edição em 2019! Regularmente as atividades a favor das espécies de tamanduás acontecem ao longo de todo o ano, através de pesquisas, palestras, documentos especiais, e por isso a existência do Tamandua Day acontece a cada ano no intuito de relembrar os cuidados para a existência desses animais, já tão ameaçados. Todos os dias esses animais sofrem com a perda de áreas florestais, além dos incêndios e dos assustadores atropelamentos em estradas e vias pelo Brasil e outras partes do mundo. Essas transformações no ambiente precisam de medidas e um acompanhamento correto, por parte de empreendedores e órgãos reguladores para diminuir tantos impactos, que acabam voltando para a população, a curto e a longo prazo.  

Quando se trata de estradas e vias, muitas medidas que já são feitas por empresas sérias, diminuem de forma considerável as colisões com animais, evitando perdas, muitas vezes irreparáveis, e os custos decorrentes desses acidentes. Nesse rumo, grupos de estudos na área estão em constante busca de melhorias, muitas vezes de baixo investimento, para aprimorar técnicas e procedimentos nas rodovias, nas quais tamanduás aparecem nas listas de animais mais atropelados. Com relações a incêndios, que também provocam perdas importantes e afetam a qualidade do ar nas cidades e comunidades próximas, há muitos grupos para diminuir a possibilidade de incêndios além de conter as chamas que venham a acontecer. Um bom exemplo é o BRIVAC – Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros e que realiza um trabalho exemplar aqui no Cerrado, sendo incêndios um das ameaças principais a tamanduás. O BRIVAC consegue trazer um serviço muito importante à natureza e, por consequência, à população. Para as perdas vegetais, existem as iniciativas para plantio de mudas, renovando a existência de plantas nativas, sendo esse um caminho mais difícil e que leva mais tempo, sendo não desmatar ainda a melhor opção.

Todas essas atividades demonstram que é possível ter outras formas de lidar com o ambiente. Por isso, datas como o Tamandua Day, são um estímulo para que mais pessoas e instituições possam se inspirar a fazer colaborações. Ajudar para a existência de tamanduás, renovar a consciência junto a crianças, jovens e adultos sobre todos os problemas que tamanduás têm de enfrentar para viver é muito importante. Então, participe com alguma atividade e leve essa mensagem a mais pessoas, faz diferença.

A data é uma iniciativa para sensibilizar sobre os tamanduás e os desafios para a sobrevivência das espécies de tamanduá na natureza. Assim organizações, escolas, empresas e as pessoas que se interessam pelas espécies de tamanduá, podem organizar um evento local. A realização de atividades é livre e pode ser feita em vários formatos, desde a contar histórias para as crianças em casa a palestras em espaços maiores, por exemplo. O Dia do Tamanduá é uma iniciativa do Instituto Jurumi e do Instituto Tamanduá. Participe!

Comentários

Leia também