Greve Global pelo Clima

De 20 a 27 de Setembro de 2019 o mundo pára a fim de apontar para as questões sobre o clima.


Todo esse movimento começou há pouco mais de um ano, na atitude de Greta Thunberg, hoje com apenas 16 anos. As ações diretas e contundentes da jovem sueca despertaram e despertam a participação e envolvimento de jovens e demais cidadãos ao redor do mundo. A paralisação dela realizada numa sexta, quando deixou de ir à escola para ir a frente do parlamento da Suécia, o que deu origem as 'Sextas para o Futuro' do Inglês 'Friday4Future'; Assim mais crianças passaram a participar do movimentos em várias partes do mundo, questionando as medidas e políticas dos representantes frente às questões climáticas e da natureza.



Greta dá a sua voz a frases muito importantes no momento atual do mundo:

"Vocês procuram por nós, os jovens, pra ganhar esperança. Como vocês se atrevem? Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias." 

"O mundo está acordando e as mudanças virão, gostem vocês ou não."

"Eu deveria estar na escola do outro lado do oceano. Como vocês ousam?" 

Greta, em Setembro de 2019 na ONU.

É evidente que as palavras e atitudes de Greta despertam as mais variadas críticas e rejeições de setores e pessoas da sociedade que negam os problemas notáveis atuais do Planeta. E realmente, é vergonhoso ouvir de crianças as direções mais prudentes para um mundo mais adequado a sobrevivência de todas as formas de vida. Mais vergonhoso ainda é a atitude de algumas pessoas irresponsáveis.  

E o clima?!
Se você ainda não acredita nas alterações no Clima, então veja a seu redor, a quantidade de lixo, de destruição e de miséria que existe por toda a parte. Essas alterações também refletem no clima. A humanidade tem meios para mudar o rumo dessas transformações nefastas. O mais incrível é que a reivindicação para um futuro das gerações está sendo feita pelo próprio futuro, ou seja por crianças e jovens, partindo de uma jovem. Agradecemos Greta!

Comentários

Leia também