Dia Internacional das Florestas


A vida silvestre é fundamental para os aspectos que caracterizam a biosfera do Planeta. Seja no percurso evolutivo ou nos variados processos modernos que favorecem a existência humana e seus respectivos progressos na atualidade, os seres vivos estão no cerne. O futuro da sociedade humana precisa dessas bases biológicas para seguir prosperando e se desenvolvendo.

Muitos desses processos acontecem nas florestas ou por influencia dessas. São ecossistemas fortes, ricos, complexos, mas também frágeis às atividades humanas. Por isso é necessária uma conscientização cada vez mais expressiva sobre as questões sobre as florestas no mundo. Nesse sentido a celebração do Dia Internacional das Florestas foi estabelecida para o dia 21 de março, por resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas em 28 de novembro de 2012. De 1990 a 2015, a superfície do planeta coberta por florestas passou de 31,6% para 30,6%, segundo os dados do último Panorama Ambiental Global, divulgado na semana passada pela ONU Meio Ambiente. Essas informações são importantes para conhecimento dos pessoas sobre a qualidade do ambiente e para medidas no futuro próximo, pois essa é uma questão de todos.


Congresso Brasileiro de Vida Silvestre 
Aproveitando a importância da data, o Instituto divulga a realização do Congresso Brasileiro de Vida Silvestre. O evento que acontece em setembro, é uma iniciativa em conjunto com a Universidade Católica de Brasília, e pelo temas principal tem uma ligação direta com a data. O tema da primeira edição do evento, Vida Silvestre Conectada, faz alusão às tecnologias atuais que influenciam também a vida silvestre, por vezes de forma positiva, mas também de forma negativa. O evento também traz a linha geral 'espécie-ecossistema-sociedade' para todos os trabalhos a serem apresentados, de resumos a palestras conectando os conhecimentos entre essas partes. O Congresso pretende ser um encontro de estudantes e profissionais, num espaço educacional para fórum de experiências e ideias. Esse também é o mês que celebra o Dia Mundial da Vida Silvestre, no dia 3. As datas já estão definidas e trazem uma mensagem para reflexão. Agora é com a sociedade.

Comentários

Leia também