Congresso Brasileiro de Vida Silvestre

Estão abertas as inscrições para o Congresso Brasileiro de Vida Silvestre. Organizado pelo Instituto Jurumi e a Universidade Católica de Brasília, o evento acontece entre 2 e 4 de setembro de 2019, em Brasília-DF, terá palestras e fóruns (1º dia), minicursos e grupos de trabalho (2º dia), simpósios e premiações (3º dia), além de outras atividades. A primeira edição do congresso nasce com a ideia de realizar interações, através de tecnologias disponíveis, com discussões sobre a vida silvestre de forma compacta, propositiva e democrática. A proposta é do evento técnico-científico que reunirá comunidade acadêmica, técnicos, integrantes de organizações não-governamentais que atuam ou têm interesse na temática da vida silvestre. Todos os trabalhos abordam espécie(s) com ênfase nas relações com o ambiente e associação com o ser humano e a sociedade. Nesse sentido o Congresso tem como base ‘espécie-ecossistema-sociedade’ para todas as atividades.


A onça-pintada, espécie símbolo da biodiversidade, tem destaque no logotipo, uma composição que traz algumas espécies representantes da vida silvestre brasileira. Você viu a baleia?!

O evento recebe trabalhos nas áreas DOC (documentários através de registros fotográficos, levantamentos, inventários, listas de ocorrência e taxonomia), EDUCAÇÃO (atividades de educação ambiental e etnobiologia), SILVESTRES (resultados de projetos com ênfase às ligações entre espécies silvestres, interligando 'espécie-ecossistema-sociedade') e COMUNIDADE (trabalhos de pessoas comuns da sociedade, empreendedores, indígenas, povos tradicionais com ênfase para a vida silvestre). Esses resumos podem ser simples ou expandidos. Já Fotografia Vida Silvestre é um concurso aberto aos inscritos para envio de material fotográfico, com regras definidas e premiação para as melhores da edição.

Comentários

Leia também