Núcleo de Estudos em Áreas Úmidas

Por Rodrigo Viana

No último dia 2 de fevereiro foi celebrado mundialmente o Dia Mundial de Áreas Úmidas. Em inglês o World Wetlands Day foi instituído no ano 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar, em homenagem ao dia da adoção da Convenção: 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar.

As pessoas certamente já visitaram, moram próximo ou usufruem dos benefícios de uma área úmida. Por isso, essa data vem no sentido de lembrar a todos a importância desses ecossistemas para as vidas. O Instituto compartilha a criação do Núcleo de Estudos em Áreas Úmidas que tem por objetivos colaborar com atividades a favor do conhecimento sobre áreas úmidas e possibilitar atividades de educação para envolvimento humano com a natureza.   

Áreas Úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica” (Junk e colaboradores, 2013).

Comentários

Leia também