IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas - 2018

No presente mês de dezembro aconteceu o IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, entre os dias 2 e 5, em Brasília - DF. Com o tema Serviços Ecossistêmicos e Políticas Públicas, contou com apresentações diversas sobre as áreas úmidas brasileiras, sendo essa edição a primeira no bioma Cerrado. Veja um resumo do evento:


O Instituto Jurumi participou diretamente das atividades desse congresso, juntamente com outras instituições. É um momento importante na trajetória da organização, contemplando um dos objetivos institucionais: 'desenvolver treinamento de profissionais com ênfase em biologia da conservação e eventos que promovam as ciências biológicas e a cultura'.

Parte da Comissão Organizadora

O evento teve atividades variadas, a exemplo do 1º Concurso de Fotografia de Áreas Úmidas. Essa também foi uma das atividades que teve acompanhamento do Instituto. A avaliação contou com a participação de membros experientes na fotografia da vida silvestre: Cristian Dimitrius, Feliphe Freitas e Leonardo Merçon. O anúncio do resultado do concurso foi realizado por Rodrigo Viana, Diretor do Instituto e também integrante da Comissão Organizadora. Foram recebidas fotografias que retratam bem as áreas úmidas, organizadas nas categorias:

Animais em Áreas Úmidas - Vencedora 'Biguá' de Jochen Schongart';
Plantas em Áreas Úmidas - Vencedora 'Áreas Úmidas' de Rose Mary Araujo;
Paisagens em Áreas Úmidas - Vencedora 'Nuvem Branca' de Pia Parolin; e
Voto popular - Vencedora 'Belezas marajoaras' de Julia Siqueira Moreau.


O Congresso produziu, além dos anais da edição, documentos para apoio a políticas públicas para conservação da natureza, em especial as áreas úmidas e também um programa multisetorial, para novos projetos no bioma. Dessa forma pesquisas para essas áreas poderão subsidiar ações diversas para natureza e sociedade.

Comentários

Unknown disse…
Olá, onde estão disponíveis os anais do IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas?

Leia também