Dia do Tamanduá 2018


O Dia do Tamanduá ou Tamandua Day é celebrado em 29 de Novembro.

Foi instituído no ano de 2014 em parceria do Instituto Jurumi e do Projeto Tamanduá, que se engajaram desde a concepção do evento até a realização da primeira edição, assim foi possível reconhecimento da IUCN, quando a data teve escala internacional. Após a criação houve um processo contínuo para melhorar as atividades.

29 de Novembro é uma data de importância para o Cerrado, pois por meio do decreto foi criado o Parque Nacional de Brasília, na região central do Brasil há mais de 50 anos. Esse ato representa um marco em prol da conservação do bioma e das políticas públicas pela natureza, em especial para importância da criação de áreas protegidas onde vivem esses animais.

Tamandua Day celebra a existência de todos os tamanduás, inclusive as novas espécies de tamanduaís (tamanduás-anão) recém descritas ao longo de anos de estudos pelo Projeto Tamanduá.

Tamandua é um temo científico (gênero) usado para os tamanduás-mirim e tamanduá-do-norte (esse não ocorre no Brasil). É também um dos poucos termos usados para esses animais que vão além das fronteiras linguísticas e por isso de mais fácil reconhecimento pelo público. Mas é possível encontrar um 'Anteater Day' celebrando o evento ou 'Dia del Oso Hormiguero'. A hashtag mais usada é #TamanduaDay.

2018 é o Ano do Tamanduá, uma iniciativa do Projeto Tamanduá e parceiros.
🎉 Feliz Dia do Tamanduá!

Comentários

Leia também