IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas


Acontece entre os dias 2 e 5 dezembro de 2018, em Brasília - DF o IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas. Nesta edição o tema Serviços Ecossistêmicos e Políticas Públicas, uma organização conjunta entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa-Cenargen) e Universidade de Brasília (UnB) alem de instituições governamentais, empresas e sociedade civil.

O evento será um momento para ampla exposição de informações a respeito das áreas úmidas nacionais, vai contar com mesas redondas, palestras, minicursos, concurso de fotografia, atividades culturais e apresentação de trabalhos técnicos. E a primeira vez que o Congresso acontece fora dos limites do Pantanal e se realiza no bioma Cerrado. Conhecido como berço das águas, o Cerrado possui grande diversidade de ambientes úmidos, como as veredas e matas de galeria, por exemplo, com uma interface biológica com outros biomas nacionais.

Áreas Úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica” (1) Junk e colaboradores, 2013. Texto extraído do site do Ministério do Meio Ambiente Áreas Úmidas - Convenção de Ramsar: http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-aquatica/zonas-umidas-convencao-de-ramsar.

Comentários

Leia também