Tamandua Day 2017


O Dia Mundial do Tamanduá ou Tamandua Day é uma iniciativa para sensibilizar sobre os tamanduás e os desafios para a sobrevivência das espécies na natureza. É um evento anual para relembrar a importância da conservação dos tamanduás.

Organizações, escolas, empresas e as pessoas que se interessam pelas espécies de tamanduá, podem entrar em contato para organizar um evento local. A realização é livre e em todos os formatos, desde a contação de histórias para as crianças em casa a palestras em centros especializados, por exemplo.


O histórico
Instituído em 2014 o Tamandua Day surgiu com o apoio do Projeto Tamanduá, que se engajou desde a concepção até a realização da primeira edição, em especial a Rodrigo Viana do Instituto Jurumi e a Flávia Miranda do Projeto Tamanduá.

Assim, com a proposta do Instituto Jurumi e o apoio do Projeto Tamanduá, foi possível reconhecimento da IUCN, quando a data teve escala internacional. Após a criação houve um processo contínuo para melhorar as atividades. 29 de Novembro é uma data de importância para o Cerrado, pois por meio do decreto foi criado o Parque Nacional de Brasília, na região central do Brasil há mais de 50 anos. Esse ato representa um marco em prol da conservação do bioma e das políticas públicas pela Natureza.

Em 2016 foi proposto um documento regulatório para organização do Tamandua Day,  firmado recentemente, entre os dois Institutos, pois foi necessário alinhar os objetivos de comum acordo entre as organizações para cuidar do evento. É um processo trabalhoso, que envolve crescimento e atenção de todos. Assim os tamanduás estão entre as poucas espécies nativas do Brasil que tem um dia dedicado e criado no país, com celebrações contínuas e que extrapolam as fronteiras.

Novas instituições


Todos os anos novas instituições se envolvem com a realização de eventos. Esse ano um ato simbólico na Floresta Nacional de Brasília, onde ocorrem duas espécies, foi a oportunidade para marcar um evento presencial para a próxima edição em 2018. O convite foi feito em público pelo novo gestor da unidade de conservação, Geraldo Pereira. "Vamos fazer um grande evento com as escolas e as pessoas que visitam a unidade em prol dos tamanduás".

Esse ano aconteceram ações pelo Tamandua Day nas Américas e Europa. Todos os anos é elaborado um mapa público com todos os eventos. Veja o mapa de 2017. Novamente o Tamandua Day esteve entre os assuntos das redes sociais, com milhares de impressões e fixando principalmente a #TamanduaDay.

As edições
Essa foi a 4ª edição do evento. Todos os anos o 'catavento', como é chamado o logotipo pelos membros da organização, ganha cores novas. As cores de 2017 foram em tons esverdeados e alaranjados. Assim o evento tem uma identidade própria e nova a cada ano, mas com uma marca já reconhecida pelo público. Um viva para os tamanduás!

Comentários

Leia também