Setembro: biólogos, veterinários e natureza!

Rodrigo Viana

Quando entra Setembro temos muitas datas importantes em alusão à temática ambiental.

Primeiramente temos o Dia do Biólogo. A profissão de Biólogo foi regulamentada pela Lei número 6.684 de 03 de setembro de 1979 e por isso se instituiu o Dia do Biólogo nesta data. São profissionais multifacetados, com grande carga de conhecimento e muita curiosidade no dia-a-dia. Por isso estão presentes nas mais diversas áreas. Atualmente são reconhecidas 3 grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Biotecnologia e Produção; e Saúde. Naturalmente eles são os estudiosos da vida.

Quando chega 9 de Setembro temos o Dia do Veterinário. Os médicos dos animais não deixam por menos quando o assunto é o cuidado com a vida, no sentido mais amplo. Eles têm atenção e um trato muito especial sobretudo com aqueles que não conseguem expressar em palavras o que sentem. Os veterinários da nossa equipe ajudam a organização a cumprir os objetivos a que se propõe. Uma forma de homenageá-los foi a criação, nessa data, do Núcleo de Medicina da Conservação que reunirá esses dois profissionais para atuar de forma continuada e aplicada nesse tema, muito relevante nos dias atuais. Com a criação do Núcleo no Instituto pretende-se colaborar para panorâmas mais saudáveis, em todos os aspectos da sociedade.
Dia 11 de Setembro é a vez do Dia do Cerrado, o bioma que é a nossa casa. O Cerrado realmente nos sustenta. Então os esforços no intuito de ajudar para uma melhor percepção e convívio, são fundamentais para a vida de todos. Não esqueçamos que um pouco antes, no dia 5, foi o Dia da Amazônia, nossa maior floresta.

Os dois biomas ainda sofrem com a desvastação: O Cerrado perdeu quase 10 mil km² só em 2015 e isso supera em 52% a devastação na Amazônia no mesmo ano. E temos hoje, 21 de Setembro o Dia da Árvore. Para o Cerrado isso sinaliza para o início da estação chuvosa no bioma.

A importância dos dias temáticos
Acreditamos que dias dedicados a algo ou acontecimento são muito importantes para reflexão de todos sobre direitos adquiridos, pela busca por mudanças a realidades pouco democráticas ou lesivas, e para o engajamento das pessoas a políticas públicas de assuntos do interesse da população. Os dias temáticos não são uma limitação, uma prisão, e sim, um motivo para repensar práticas e celebrar conquistas e vitórias. Todo dia é dia; hoje é Dia da Árvore.

Comentários

Leia também