Agrofloresta

Esse é um dos temas do Instituto e tem por objetivo compartilhar o conhecimento sobre métodos sustentáveis na agricultura e sensibilizar mais pessoas para importância desse assunto. As atividades são desenvolvidas em três tópicos:

Agricultura orgânica 
É um processo produtivo sustentável, saudável, que usufrui de técnicas próprias a cada realidade, conservando o solo, realizando o uso racional da água, em harmonia com os processos e elementos naturais e socioculturais. Dessa forma, a agricultura orgânica é livre de substâncias nocivas, como fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.

Agrofloresta 
É a união de espécies agrícolas (culturas) e espécies arbóreas (nativas), para uma melhor qualidade de uma área. É uma forma de diminuir a degradação do solo originada pela atividade agrícola e melhorar a produtividade. As árvores nativas têm funções ecológicas fundamentais para boa qualidade do microambiente. Atraves desse tipo de trabalho é alcançado um equilíbrio biológico que auxilia no controle de pragas e de doenças relacionadas aos métodos convencionais. Com o uso de técnicas integradas é possível ter uma maior quantidade matéria orgânica no solo e a presença de animais nativos, associados à produção agrícola mais sustentável. Também pode ser identificado como sistemas agroflorestais - SAF.

Reflorestamento 
É a técnica ou atividade de plantar árvores nativas em uma área devastada, no todo ou em parte, no intuito de realizar um melhoramento ecológico de um local ou área. O termo está associado necessariamente a um processo de repovoamento de espécies vegetais nativas de um local. É muito utilizada no processo de melhoria da qualidade ecológica de áreas degradadas.



  

Ver mais atividades

Postagens mais visitadas