Água

Água é um dos temas do Instituto. Precisamos da água no nosso dia-a-dia para comer, beber, tomar banho, cuidar da saúde, dos jardins, dentre outras atividades. Um bem dessa importância, precisa ter o cuidado necessário de nossa parte. Precisamos cuidar dos nossos rios e usar com consciência esse recurso. No começo do atual século já existem pessoas que não possuem acesso regular à água de qualidade ao redor do mundo. E no Brasil como está a situação da água?



O Brasil é um dos poucos países do mundo que possuem grandiosas bacias, dentre elas a Bacia Amazônica. Além disso tem reservatórios subterrâneos e ciclos de chuva regulados pela natureza e pela própria Amazônia. O Cerrado tem, em sua área natural, nascentes de muitas dessas bacias: Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata, o que resulta em um elevado potencial aquífero e que favorece a sua biodiversidade. Como estamos cuidando dessa diversidade?

 A biodiversidade brasileira está sendo transformada em campos de monocultura e pastagem, suas maiores ameaças. Cerca de 50% do território do Cerrado já foi modificado. O que restou precisa ser conservado, caso contrário, daremos fim ao elevado potencial aquífero citado. A Amazônia também está sendo alterada para o agronegócio. Da Mata Atlântica resta menos de 10% da área natural. O restante disso deu lugar para as nossas cidades e para outros fins. A Caatinga que sofre biologicamente com a escassez de água, está caminhando para ser deserto por razão do desmatamento. Já temos menos de 50% da Caatinga e seu principal Rio, o Velho Chico, sofre, suspira. Temos o Pampa com menos de 40% de sua área natural e o Pantanal, fortemente influenciado pelas águas do Cerrado, e pelos rios voadores da Amazônia. Com esses dois últimos biomas sendo devastados, o que será do Pantanal? Já temos secas severas fora da Caatinga; no Cerrado há registros de estiagem e racionamento, inclusive na capital do pais e na Mata Atlântica.

Estamos cuidando bem da água?
O que podemos fazer para ajudar? 
Como temos cuidado das florestas?

Esse tema é importante para todos. 
Água está ligada a todos os processos da vida, inclusive da sua.

Siga os nossos canais sobre a água!

  

Ver mais atividades

Mais postagens