Natu revista

Rodrigo Viana


A publicação da revista do Instituto, produzida pela equipe e com a especial colaboração de muitas pessoas, chega a um ano de existência. Com o intuito de reunir assuntos sobre natureza, de uma forma acessível, a Natu traz uma contribuição que valoriza trajetórias, biodiversidade e técnicas. 

Nesse período, abordamos muito assunto associado à natureza, como Nossos resíduos, coluna escrita por Amanda Costa, além das sugestões de caminhadas e de trekking em Na trilha, desenvolvida por Nathália Araújo, dentre outros assuntos naturais. Contamos também com a ajuda de estudantes em fase de estágio para elaboração de perguntas a quem já é mais experiente e que são apresentadas nas entrevistas. Nesse período Angélica Fujishima, Brenda Menezes e Vinícius Coelho colaboraram, também com frases, temas para coluna Lab, que descreve práticas de laboratório e técnicas, dentre outras atividades. Daqui pra frente a direção da revista ficará com Nathália, além da entrada de Thayane para a redação. Vou continuar em colaboração com a realização da revista. Assim, mais espécies, entrevistas, dicas de trilhas, conceitos técnicos sobre a natureza terão continuidade ao que já foi publicado na revista. E a respeito, a soma é interessante: foram abordadas espécies a mais que as 12 das capas. Além das espécies, mais biomas do que estamos e estudamos diretamente aparecem nessas edições. Também vieram as colaborações, as visitas de muitas pessoas de locais diferentes, conferindo forma a audiência da revista, diversificada e frequente.    

Origem e futuro da Natu
Havia o interesse em fazer uma atividade com uma cara mais editorial sobre a natureza e que fosse da organização. Tanto que em 2017 publicamos uma arte do que veio a ser a inspiração para revista. Mas foi só em 2020 que o Instituto começou a produzir algo assim, em formato de revista. O projeto foi escrito e aprovado. O nome “natu” vem de natureza e foi percebido numa abreviação realizada pelo sistema em um cadastro do Instituto. Um nome curto e que ficou bom. Com os bons resultados teremos um novo produto. De tempos em tempos, a redação vai preparar e compartilhar uma edição especial, temática, em um formato dinâmico e com a cara que a revista já tem. Para começar, o tema é dedicado a um bioma brasileiro na totalidade: a Caatinga. Então, dessa vez, vamos trazer retratos, relatos e promover a valorização desse conjunto brasileiro de ecossistemas de nossa época. 


Além de acompanhar, ver e rever, você pode ajudar a divulgar as edições, também pode opinar sobre os assuntos, sugerir pautas e trazer as suas ideias, o que ajuda a melhorar a revista do Instituto. 

 LEIA MAIS  Acesse aqui a página da Natu 
 APOIE  Você pode apoiar o Instituto, através da nossa campanha Apoia-se, clique aqui!

Comentários

Leia também