Ambiente, reflexão e ação!

Rodrigo Viana

Ambiente
Os primeiros dias do mês de junho tem celebrações a favor do meio ambiente. No dia 5 é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Muitas ações e campanhas estão sendo planejadas e realizadas, por muitas organizações ao redor do mundo. Todo esse movimento está com mais força, em razão da pressão das atividades humanas sobre a natureza. Nunca tivemos um planeta tão populoso e com tantas atividades que, reconhecidamente, impactam o meio onde vivemos. No ano de 2018 a celebração está pautada na quantidade de plásticos que é produzida e consumida.

Sobre o plástico
É um polímero produzido a partir de processos petroquímicos. O PET é um deles, foi desenvolvido em 1941 pelos químicos Whinfield e Dickson, é um material inerte, leve, resistente e transparente, e por isso utilizado na fabricação de embalagens desde início da década de 1980.


Reflexão
Estima-se que que mais de 8,3 bilhões de toneladas de plástico já foram produzidos e espalhados pelo mundo, muitas vezes descartados de forma incorreta, pois por volta de 9% são reciclados e a maior parte, por volta de 79%, vai para aterros ou direto na natureza. 

A vida marinha corre o risco de sofrer danos irreparáveis em decorrência de milhões de toneladas de resíduos de plástico que vão para o mar todos os anos. "É uma crise planetária. Estamos acabando com o ecossistema oceânico", afirmou Lisa Svensson, diretora de oceanos do programa da ONU para o Meio Ambiente à BBC.

Ação
É importante que todos conheçam mais sobre esse assunto e possam assim fazer uma colaboração adequada as próprias possibilidades. Diminuir a quantidade de plástico utilizada no dia-a-dia, aumentar a reciclagem, reduzir o consumo ou fazer de forma consciente, fazer a reutilização de plásticos quando possível, apoiar e reivindicar a promoção de políticas públicas, acompanhar a atualização e aplicação da legislação são ações que podem mudar o rumo dessas histórias.

Algumas formas de participação em 2018 são possíveis, tome nota:

Site do Dia Mundial do Meio Ambiente com informações sobre o tema do ano, ações e como participar worldenvironmentday.global.
Acompanhe e participe twitter.com/hashtag/WorldEnvironmentDay

No dia 9 acontece a Marcha pelos Oceanos para proteger os mares saiba mais no site www.marchapelosoceanos.org
Acompanhe e participe twitter.com/hashtag/MarchaPelosOceanos

Comentários

Leia também