A seca continua

Rodrigo Viana

O Cerrado é o bioma central do Brasil, caracterizado por ampla diversidade, presença de recursos hídricos, sobretudo nascentes de bacias hidrográficas importantes, além de duas estações climáticas bem definidas: Seca e Chuva. As chuvas têm o início histórico em meados de Setembro, perdurando até meados de Março, quando se inicia a fase de estiagem até a chegada de Setembro novamente, formando um ciclo.

Estamos em meados do mês de Outubro e a estação chuvosa ainda não chegou de fato. Ondas de calor e focos de incêndio permanecem sendo registrados, mas sem o alívio proporcionado pelas chuvas que são naturais para essa época. Esse quadro vem se repetindo nos últimos anos. Os focos ativos detectados por satélite sinalizam para picos na série, atigindos principalmente na atual década considerando os útimos 20 anos, de acordo com a Figura 1.

Área de vegetação do bioma Cerrado depois de incêndio florestal.

Segundo os dados do Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, a previsão para risco de fogo observado para os próximos 3 dias permanece em estado crítico para o bioma Cerrado (Acesso em: 16/10/2017). Ainda de acordo com o Portal a previsão de precipitação para o mesmo período é baixa ou ausente e a umidade na maior parte do bioma abaixo de 60%, em muitos pontos estará com cerca de 20%, o que requer mais cuidados por parte da população.

Previsão de risco de fogo para os próximos 3 dias, a partir de 16/10/2017 (INPE).


Previsão de precipitação para os próximos 3 dias, a partir de 16/10/2017 (INPE).  


Previsão para umidade para os próximos 3 dias, a partir de 16/10/2017 (INPE).  

Diante desse contexto algumas ações imediatas podem ajudar na prevenção de novos focos de incêndios florestais: 
  • Evite fazer fogo em áreas rurais ou próximas a áreas de vegetação;
  • Cuidado com o descarte de lixo em vias e rodovias; coloque sempre nos locais corretos;
  • Informe a Bombeiros e brigadistas qualquer principio de fogo.
Além disso, é muito importante acompanhar as notícias sobre o Clima, pois dessa forma todos podemos entender, discutir e participar das atividades sociais a respeito dos fenômenos ligados às mudanças climáticas e a natureza.

Comentários

Leia também